Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

IR 2022: A três semanas do prazo final, 40% dos contribuintes ainda não declararam

O documento deve ser enviado até as 23h59 do dia 31 de maio
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 12/05/2022 - 19:20 Atualizado em 12/05/2022 - 21:38
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Faltam menos de três semanas para o fim do prazo para declarar o Imposto de Renda 2022 e muitas pessoas estão deixando para a última hora. De acordo com o contador Jonas Borges, 40% dos contribuintes ainda não enviaram a declaração, faltando 19 dias para encerrar a data limite.

> Leia mais notícias sobre economia

Segundo Borges, a estimativa da Receita Federal é receber 34 milhões de declarações, mas apenas 20 milhões foram enviadas. “É bastante? É, mas se a gente considerar que estamos há três meses para enviar a declaração e faltam 19 dias... Infelizmente a gente tem esses casos, e é bem recorrente. Ou seja, o famoso jeito do brasileiro de deixar as coisas para a última hora”, ironizou.

O documento deve ser enviado até as 23h59 do dia 31 de maio. Originalmente, o prazo era até 29 de abril, mas a Receita Federal decidiu prorrogá-lo. Mesmo com a data estendida, o problema continua sendo recorrente, e não é de hoje. “Realmente, tem casos de clientes contribuintes que parece que a gente está pedindo favor, porque de fato eles deixam para a última hora”, alegou.

O contador ressaltou a importância de se antecipar. “Nem que seja em um final de semana, nem que seja um dia à noite, mas juntar os documentos, porque, afinal de contas, é necessário”, disse. “A partir do momento que você faz a declaração do Imposto de Renda, você tem que informar tudo certinho para não correr nenhum risco de malha fina”, completou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito