Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Inverno mais frio e primavera mais chuvosa

Temperaturas baixas poderão ser registradas até outubro. O calor tende a chegar a partir de novembro
Por Clara Floriano Criciúma, SC, 10/08/2018 - 10:00
Clara Floriano / 4oito
Clara Floriano / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A semana é de baixas temperaturas e, com isso, surge a dúvida: quando o calor retorna para a região? Para quem prefere o clima quente a resposta não é muito agradável: o frio vai longe, podendo chegar a setembro e outubro, meses de primavera. O calor mais intenso aparece apenas no mês de novembro, pouco antes do início do verão.

O inverno 2018 teve temperaturas 0,5° abaixo da média histórica no Litoral Sul de Santa Catarina, diferente do inverno do ano anterior, quando as temperaturas estavam 4° acima. Mas mesmo com temperaturas mais baixas, a região não registrou geadas, o que beneficiou a agricultura, principalmente o plantio de banana. 

Ao fim da estação mais fria do ano, a chuva deve ficar abaixo da média histórica o que pode prejudicar o desenvolvimento das lavouras de arroz.  “Isso acontece porque o arroz precisa de calor e umidade para se desenvolver bem. Embora não seja nada muito grave, se o rizicultor decidir iniciar o plantio mais cedo, pode colher um pouco menos. O ideal é esperar os meses mais quentes e mais chuvosos”, aconselhou o climatologista da Epagri Márcio Sônego.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito