Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Internet vai chegar a 100% dos alunos da rede municipal de Maracajá

Sem internet, crianças e adolescentes utilizam materiais impressos ou tablets adquiridos pela administração municipal em 2018
Por Redação Maracajá, SC, 13/08/2020 - 21:03
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um total de 63 famílias, já devidamente cadastradas, que não têm acesso à internet por questões técnicas ou que não têm condições financeiras para pagar o serviço, vão se conectar à rede mundial e, praticamente, 100% dos estudantes da rede municipal de ensino de Maracajá poderão participar das aulas remotas disponibilizadas pela administração municipal. Isto será possível graças a um termo de cooperação a ser firmado entre a administração municipal e três empresas prestadoras do serviço.

Sem internet, crianças e adolescentes utilizam materiais impressos ou tablets adquiridos pela administração municipal em 2018, mas para que isto ocorra existe uma logística complexa. Por exemplo, é necessário o dobro da quantidade de máquinas, pois tablets com conteúdos vão e retornam os usados na semana anterior. “Estes estudantes não podem participar de aulas ao vivo que os nossos professores já estão realizado, nem seus familiares participam de reuniões para debater e conhecer a realidade de cada um”, informa a diretora de Educação Aline Rosso.

Reunidos pela segunda vez com o prefeito Arlindo Rocha e sua assessoria, nesta quarta-feira (12), representantes das empresas Via Local Net, Sul On Line e Sulcatel, que operam em Maracajá, prestando serviço de internet, entenderam a importância do momento, provocado pela pandemia, a importância da inclusão digital destas famílias e, sobretudo, de estudantes da rede municipal de ensino. No acordo de cooperação, as famílias cadastradas receberão sinal gratuito até janeiro de 2021 e, após, se quiserem continuar com o sinal, contratam o serviço de forma onerosa.

O prefeito de Maracajá enfatizou a importância da consciência de responsabilidade social e o espírito de solidariedade dos representantes das três empresas em participar do processo e contribuir com a educação de quase 100 crianças e adolescente. Uma quarta empresa, que também explora este serviço no município, também foi convidada para participar das discussões, mas não enviou representante no primeiro encontro na semana passada. “Neste momento de pandemia também há alegria, não apenas notícias ruins”, disse Rocha.

No encontro ficou ajustado que o termo de cooperação atenderá somente as 63 famílias já cadastradas pelos técnicos do Departamento Municipal de Educação. As três empresas, em comum acordo, estenderão redes de fibra ótica ou ampliarão áreas de serviço via rádio para atender todas as famílias. Onde já existe cobertura, sem conexão por falta de condições financeiras, o serviço será disponibilizado, sem custos às famílias ou à administração municipal, até janeiro de 2021.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito