Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Internet substitui livros e cadernos de receita para os cozinheiros da pandemia

Dono de canal com mais de 390 mil seguidores vai ensinar a preparar um risoto de abobrinha durante live
Por Redação Criciúma, SC, 01/09/2020 - 14:25 Atualizado em 01/09/2020 - 14:26
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A pandemia do novo coronavírus ajudou a transformar milhões de telespectadores dos inúmeros programas de gastronomia da TV brasileira em padeiros, confeiteiros e, principalmente, chefs. Em vez dos antigos livros de receitas ou dos cadernos das avós, os novos cozinheiros buscam aprender com ajuda de ferramentas de busca, lives e canais de youtube. Nos últimos 90 dias, por exemplo, houve aumento de 4250% no número de buscas pelos termos "tipos de arroz para risoto" no Google. Já Leonardo Abreu, criador do canal Old School Kitchen comemora a marca de mais de 455 mil seguidores em duas redes sociais nas quais compartilha receitas e que no último trimestre alcançou a marca dos 6 milhões de visualizações. 

Em vídeos no seu estilo "sem frescura", o chef apresenta alguns truques na cozinha, desenvolve receitas e conta um pouco de sua trajetória, que começou ainda criança, com o tradicional arroz, feijão e bife, passou pela venda de brownies nas ruas de São Paulo e Florianópolis, até chegar ao Ferro - Rango Sincero, restaurante na capital catarinense.

"A internet permite alcançarmos pessoas com experiências muito variadas na cozinha. Então é interessante optar por preparos que não exijam muita técnica e que possam ser apresentados de forma simples e detalhada", diz o chef, que na quinta-feira, 3 de setembro, apresenta uma receita de risoto de abobrinha e grana padano com posta de peixe e azeite defumado em live no Instagram da rede Bistek Supermercados. 

"O segredo do preparo de um bom risoto está na forma como fritamos os grãos, liberando o amido e preservando a integridade deles", explica Leonardo. O amido dá a cremosidade ao prato. Ele acrescenta, respondendo àqueles que buscaram na internet: "o arroz ideal para o risoto é aquele com maior quantidade de amido. No meu caso, uso o arbóreo, mas tem outras opções como o carnaroli e o vialone nano".

O chef ressalta que o momento de acrescentar os demais ingredientes vai depender do que será utilizado. Nesta receita de abobrinha, por exemplo, ela será processada e acrescentada somente ao final, para, de acordo com ele, manter a cor bem viva.

Brinde

Durante a live, Leonardo explicará o passo a passo para produzir um azeite defumado que pode ser utilizado no preparo de diversas receitas de saladas, peixes, molhos e carnes.

"Basicamente, é um pedaço de carvão imerso em azeite. Mas para ficar com o sabor ideal, tem um pulo do gato que eu vou explicar no vídeo", brinca.

Programe-se:
O que: Live com chef Leonardo Abreu
Quando: Quinta-feira, 3, às 19h
Onde: IG @redebistek

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito