Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Instituições de ensino de Criciúma recebem palestras do Programa Defesa Civil na Escola

Iniciativa visa incorporar a prática de proteção e ampliar a resiliência nas comunidades frente a ocorrências de eventos adversos
Por Redação Criciúma, SC, 14/08/2023 - 20:04
Foto: Divulgação/ Decom
Foto: Divulgação/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o objetivo de promover atividades educacionais visando incorporar a prática de proteção e ampliar a resiliência nas comunidades frente a ocorrências de eventos adversos, escolas da rede municipal de ensino de Criciúma começaram a receber ações do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE). Realizada pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Defesa Civil, a iniciativa beneficiou, até então, estudantes de seis escolas municipais.

Com início no ano de 2022 e prazo de encerramento para 2024, sendo realizado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre prefeitura e instituições de ensino de Criciúma, a inciativa visa atender alunos do 6º e do 7º ano. Ao todo, o PDCE conta com 15 escolas cadastradas em Criciúma. "O programa iniciou no ano anterior. Mas, neste ano, intensificamos com palestras, entrega do material e visitas agendadas pela Defesa Civil de Criciúma", pontua a colaboradora da Secretaria Municipal de Educação e responsável por coordenar o programa, Rúbia Acordi. Durante o desenvolvimento das palestras, os estudantes recebem materiais pedagógicos com atividades a serem realizadas em sala de aula, com auxílio de professores.

"É fundamental que os nossos alunos e professores tenham acesso a essas informações que, muitas vezes, são deixadas de lado pela sociedade. O Programa Defesa Civil na Escola possibilita uma mudança de comportamento referente à gestão de risco e à gestão de desastres", acentua o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Na opinião da agente da Defesa Civil de Criciúma, Thaissa Lopes de Jesus, o programa tem como propósito a incorporação e a curricularização da temática Proteção e Defesa Civil nas instituições de ensino. "É um programa que visa preparar as crianças, ensinando sobre a prevenção, sobre o meio ambiente e sobre os eventos naturais que mais ocorrem em nosso município. É essencial que elas tenham a percepção de risco para saberem se proteger e estarem preparadas em eventos adversos", destaca.

O que é o Programa Defesa Civil na Escola?

O Programa Defesa Civil na Escola: em Defesa do Cidadão - Preparando um Futuro Melhor é uma proposta criada pela Defesa Civil de Santa Catarina, visando promover ações que ampliem a resiliência na sociedade frente a ocorrência de eventos adversos. A proposta tem como objetivo geral capacitar estudantes e educadores para atuarem de forma compartilhada e eficaz na gestão de risco de desastres junto à comunidade e à Defesa Civil municipal.

"O programa contribui com a formação integral dos estudantes, por meio de práticas interdisciplinares que permitem desenvolver a cooperação, o protagonismo, a autoria e o conhecimento sobre a gestão de risco e a gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global", frisa a coordenadora geral da Secretaria Municipal de Educação, Gislene dos Santos Sala.

"É despertar essa vontade, esse interesse além de saber o que é a Defesa Civil, saber o que a Defesa Civil pode fazer, como pode ajudar eles e seus familiares, em caso de qual necessidade chamar a Defesa Civil. Essa questão que a gente desperta para eles, do risco, ela é muito interessante. Então, esse projeto, Defesa Civil na Escola, é um projeto que eu tenho certeza que a gente faz hoje enquanto eles crescem e que eles vão carregar para a vida inteira", realça o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes.

Confira o cronograma de palestras do PDCE em Criciúma:

  • 21/08 (segunda-feira)
  • 8h30 às 9h30 - EMEB José Contim Portella
  • 10h às 11h - EMEB Giácomo Búrigo
  • 22/08 (terça-feira)
  • 8h30 às 9h30 - EMEB Filho do Mineiro
  • 10h às 11h - EMEB Marechal Rondon
  • 23/08 (quarta-feira)
  • 8h30 às 9h30 - EMEB Profº. Francisco Skrabski
  • 10h às 11h - EMEB Casemiro Stachurski
  • 24/08 (quinta-feira)
  • 8h30 às 9h30 - EMEB Pe. José Francisco Bertero
  • 10h às 11h - EMEB Profª. Iria Zandomênego de Luca
  • 25/08 (sexta-feira)
  • 8h30 às 9h30 - EMEB Profª. Lili Coelho

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito