Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Inovação tecnológica incentiva à produção de pimentão colorido em Içara

Novidade na agricultura içarense, a produção iniciou neste ano na propriedade da família Budny, na comunidade de Espigão
Por Redação Içara, SC, 19/06/2020 - 20:02
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O produtor rural Jeferson Budny, vem buscando uma formação na área de tecnologia em automação industrial. Filho do agricultor Lindomar Budny, da comunidade de Espigão, em Içara, ele tem aplicado o conhecimento em sua própria propriedade, buscando o incremento na renda da família com a produção de pimentão colorido. O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Agricultura, tem auxiliado e incentivado com a preparação de açudes para o sistema de irrigação da produção.

“O objetivo é estimular a permanência do jovem na agricultura, incrementando a produtividade e consequentemente fortalecendo a economia criando emprego e renda no campo. Isso pode ser aplicado também a outros cultivos além do pimentão, como morango, tomate e outros, mantendo as gerações da família na atividade rural”, destacou o secretário de Agricultura, Ivan Isoppo da Rosa.

Conforme Jeferson, a produção de grãos tem destaque em sua propriedade, mas a expectativa e que a produção do pimentão se expanda, conquistando espaço e se tornando rentável.  “A questão da automação no campo faz com que eleve a produção reduzindo a mão de obra, usando a tecnologia a favor da agricultura”, contou.

Jeferson revela que o pimentão colorido é um produto que vem de outras regiões do país e com isso perde qualidade durante o transporte, além do alto custo. “Produzindo e comercializando aqui em nossa região todos ganham, desde nós produtores até o consumidor que terá um produto de maior qualidade em sua mesa, pois chega ao consumo final em um menor espaço de tempo e custo acessível”, argumentou.

A produção na propriedade de Jeferson iniciou neste ano e a projeção é que após quatro meses, o pimentão colorido passe a ser comercializado a cada 15 dias. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito