Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Indústria inova em processos e tem ganhos de produtividade

Programa Brasil Mais, parceria do Governo Federal e Sebrae, apresenta resultados expressivos na Região Sul do estado
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 19/09/2021 - 18:05
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Programa Brasil Mais, do Governo Federal, é operacionalizado no Sebrae com a metodologia dos Agentes Locais de Inovação (ALIs). O Programa ALI integra o Brasil Mais com o objetivo de elevar a produtividade das empresas brasileiras a partir da promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, oferecendo uma orientação proativa e personalizada. Além disso, oportuniza a implementação de práticas inovadoras ao identificar estágios de inovação para ampliar os negócios a partir das perspectivas dos clientes e apresenta inovação de forma simplificada.

Jacqueline Mendonça Alves é sócia-administradora de uma empresa da cidade de Jaguaruna que atua desde 2017 no segmento de fabricação de máquinas e equipamentos. Ela participou do primeiro ciclo do Programa Brasil Mais – de novembro de 2020 a fevereiro deste ano – e viu seu negócio evoluir em diversas áreas, como processos, marketing, vendas e finanças.

“Procuramos o programa para ajudar no planejamento estratégico da Arcmex Robótica e Soluções Industriais LTDA. Somos uma empresa nova no mercado e buscamos o programa para crescer de forma consistente e organizada. Nossas necessidades eram em relação a organização dos processos internos e formação de preço de venda”, comenta Jacqueline.

Ela conta que, por meio do ALI, foi possível ter acesso a várias consultorias, não apenas aquelas específicas dos Agentes Locais de Inovação, como também relacionadas à gestão de marketing, marketing digital, gestão financeira, de vendas e de pessoas. Além disso, a grande contribuição foi identificar as potencialidades e gargalos da empresa e implementar melhorias, entre elas a elaboração de Procedimento Operacional Padrão (POP) em algumas áreas.

“Com o programa e com a aproximação do Sebrae, conseguimos desenvolver várias atividades dentro da empresa, melhorar a organização dos processos internos, contratamos uma empresa para fazer um novo site, via Sebraetec. Identificamos que não estamos explorando bem o marketing do nosso negócio e iniciamos trabalhos mais focados em redes sociais, além de termos desenvolvido uma consultoria específica e personalizada para a gestão de formação de preços”, afirma a administradora.

Avaliação do Sebrae/SC

O consultor sênior do Sebrae/SC que acompanha os ALIs, Gabriel Horst Martinez, também avalia a participação da Arcmex no Programa Brasil Mais de forma positiva. Segundo ele, a empresa possui alto conhecimento tecnológico em robótica e automação e conseguiu melhorar muito a sua produtividade através da gestão e inovação do Sebrae/SC.

“O resultado geral é muito positivo. E mais importante que os resultados alcançados até agora, é a cultura de mudanças que conseguimos presenciar na empresa. Foi percebido que trabalhar não é necessariamente estar ocupado com produção e vendas, mas, também, com a melhoria contínua do negócio. Ficou evidente que esse se tornou um objetivo a ser perseguido constantemente. Tanto que agora já pensam em treinar novos colaboradores, delegar mais suas atividades, investir em novos processos e se expor mais ao mercado”, destaca Martinez.

A gestora do Programa Brasil Mais na região de Tubarão, Daniela de Souza Corrêa, salienta que os resultados ainda estão sendo mensurados porque alguns processos continuam em andamento e seu produtores serem projetos de médio prazo, mas já é possível afirmar que a empresa ganhou em organização, produtividade, diminuição de desperdícios e visibilidade com as ações de marketing.

“Para nós do Sebrae é uma grande satisfação atender uma empresa de robótica. A Arcmex é apoiadora da equipe de robótica da SATC, em Criciúma, e prioriza mão de obra da região, capacitando os jovens neste universo de inovação e criatividade. E os primeiros frutos já estão sendo colhidos de forma interna e externa, como a inscrição para a Mercopar, eles foram selecionados pelo Sebrae nacional para participar da maior Feira de Inovação Industrial da América Latina, que acontecerá de 5 a 7 de outubro, em Caxias do Sul (RS)”, adianta Daniela.

“O programa é ótimo! Nos ajuda a parar para pensar em nossos processos e identificar nossos pontos fortes e fracos, bem como nos dá os caminhos e direcionamentos para melhorar ainda os pontos fortes e corrigir os pontos fracos, fortalecendo cada vez mais o nosso negócio”, finaliza Jacqueline.

Quer ver a sua empresa decolando como a Arcmex? O Programa Brasil Mais/ALI está selecionando negócios de todos os segmentos para o próximo ciclo, o qual inicia na segunda quinzena de outubro. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.gov.br/brasilmais.