Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Imbituba se empolga com leilão de terminal do Porto da cidade

Diretor do Porto e prefeito falaram das vantagens da medida
Por Vítor Filomeno Imbituba, SC, 12/10/2021 - 08:45
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na manhã dessa segunda-feira, 11, o presidente Jair Bolsonaro anunciou licitação, que acontecerá em novembro, para venda de um dos terminais do Porto de Imbituba. Em entrevista ao Programa Ponto Final dessa segunda, o diretor do Porto, Fábio Riera, afirmou que a medida começou a tomar forma já há algum tempo.

“Esta ação começou no ano passado, em outubro, quando fomos à Secretaria Nacional de Portos e protocolamos um documento, que é o estudo de habilidade econômica e ambiental, tudo dentro das normas de regência quando a gente coloca uma área para ser arrendada. Este terminal hoje conta com três tanques sendo dois desativados, necessitando de obras ou até serem substituídos, que é um dos investimentos que será feito. Na verdade, serão colocados lá no total de cinco tanques, dois vão ser retirados, que são os inoperantes, um continuará, então teremos a construção de quatro novos tanques. Esse dinheiro é todo privado por ocasião desse certame que vai ocorrer lá na B3, em São Paulo, na bolsa de valores, no dia 19 de novembro e esse investimento na ordem de R$ 25 milhões”, contou Riera.

O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, reafirmou que já havia uma discussão sobre um possível leilão e que tal informação, divulgada por Bolsonaro, não foi uma surpresa para a administração da cidade. Ele lembrou da importância do Porto para todo o Sul do estado.

“A principal mola mestre da economia de Imbituba é o Porto do município. Então, hoje é a principal fonte de arrecadação do município de Imbituba, a principal fonte de geração de emprego e de renda para nossa gente está relacionada ao Porto e a toda sua cadeia logística. É uma importância para economia de Imbituba e diria da própria região. Como eu disse, toda a cadeia logística ligada ao porto é muito importante para cidade e muitas das empresas que se instalaram ou que estão se instalando no município vem para cá justamente por causa das facilidades logísticas que o porto oferece, tanto para chegada de matéria-prima, quanto para exportação”, disse o prefeito.

Segundo Riera, a movimentação portuária de setembro deste ano foi a melhor entre os meses de setembro da história. “Nós chegamos à marca de 660 mil toneladas, que ultrapassou a marca do ano passado, que foi de 558 mil toneladas”, disse o diretor do Porto.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito