Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

IMAS quer revisão de contrato da UPA

Ontem foi outro dia de superlotação na unidade da Próspera. Em março, houve recorde de atendimentos
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 10/04/2019 - 09:36
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"Tem gente aqui desde as 13h. Outros desde as 14h”. A reclamação de Cláudio Melo de Souza, morador do Bairro São Sebastião, era das 19h de ontem, na espera por atendimentos na UPA da Próspera. “Isso aqui não tem cabimento. É muita demora”, completou, sem esconder a revolta. Cláudio acompanhava a sua esposa, que precisava de atendimento médico. “É a primeira vez que viemos aqui. No Hospital São José é mais rápido”.

Reclamações como essa vem sendo constantes. A direção da UPA argumenta que a grande procura, muito acima do inicialmente contratado, é a causa das dificuldades. “A UPA está preparada para seis mil atendimentos por mês, e não dez mil como foi em março. Daí a demora vai acontecer mesmo”, afirma o vice-presidente do gestor da unidade, o Instituto Maria Schmidt (IMAS), Ricardo Ghellere. “E o pior, pelo menos 80% dos casos que nos procuram não são casos graves, não são casos de UPA. Nós não fazemos milagres”, comenta.

Ghellere aponta que há algo errado no sistema. “Ou a rede básica não está atendendo como deveria, ou as pessoas estão procurando sem necessidade”, aponta. Inaugurada há nove meses, a UPA já atendeu mais de 80 mil pessoas, 30 mil acima da previsão inicial. “Uma média de 325 atendimentos por dia. É demais! Nós estamos recebendo a demanda de duas UPAs, o que justifica a abertura de uma segunda unidade na cidade”, destaca o vice-presidente.

A estruturação de uma segunda UPA para Criciúma vem sendo tratada pela Administração Municipal. Recentemente, o prefeito Clésio Salvaro esteve em Brasília requerendo apoio para investir na atual Policlínica do Rio Maina e transformá-la na nova unidade aos mesmos moldes da que opera 24 horas na Próspera. O pedido foi protocolado em janeiro no Ministério da Saúde. “O município vai licitar a ampliação, planejar e fazer a estrutura física”, anunciou Salvaro na ocasião.

Rever o contrato

Enquanto a nova UPA não vem “e nem temos previsão de quando isso vai efetivamente acontecer”, projeta Ghellere. O IMAS cogita pedir a revisão do contrato em vigor com o município. “Ocorre que fomos contratados para 6 mil atendimentos mensais, montamos a estrutura de acordo com isso. Em novembro, quando chegamos a 8 mil pessoas atendidas, encaminhamos um pedido de revisão”, explica.

O desequilíbrio tem gerado prejuízo para o gestor. “É o IMAS quem cobre isso. Estamos tendo mais despesas com hora extra de funcionários, os médicos estão sobrecarregados e gastamos mais com medicamentos e materiais”, aponta o vice-presidente. “Vamos fazer um ofício para a prefeitura pedindo a revisão. Já estamos atendendo 4 mil pessoas a mais que deveríamos. Estamos reforçando a equipe de enfermagem e nas segundas-feiras colocamos um médico a mais, pois é o pico”, detalha. A UPA coloca três médicos durante o dia e dois à noite, conforme previsto no edital. “Não ganhamos licitação para pedir aditivos, mas ocorre que está havendo um desequilíbrio no contrato”, conclui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito