Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

ICMS dos defensivos agrícolas em debate na Alesc (VÍDEO)

Possível queda da isenção causará impacto na agricultura catarinense. Assista a audiência pública direto de Florianópolis
Por Redação Florianópolis, SC, 11/03/2020 - 14:15 Atualizado em 11/03/2020 - 14:16
Reprodução / TVAL
Reprodução / TVAL

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Está sendo realizada na tarde desta quarta-feira, 11, no Auditório Antonieta de Barros, em Florianópolis, a audiência pública da Assembleia Legislativa (Alesc) que discute a isenção da alíquota de ICMS sobre defensivos agrícolas. O evento é promovido pelas comissões de FInanças e Tributação e de Agricultura e Política Rural.

No encontro, os deputados querem saber do governo estadual qual a posição de Santa Catarina sobre a tributação dos defensivos agrícolas. Isso porque, no mês que vem, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne os secretários da Fazenda de todos os estados e do Distrito Federal, decidirá se a isenção sobre esses produtos será mantida ou se haverá cobrança de ICMS. Caso ocorra a tributação, os produtores temem aumento dos custos, que impactariam nos preços e tirariam a competitividade do agronegócio catarinense.

Assista a audiência no link abaixo, via TVAL:

Governador se manifesta

Durante a sessão ordinária desta terça, 10, a deputada Paulinha (PDT), líder do governo na Alesc, leu nota emitida pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) sobre a questão. Conforme o texto, “o Governo do Estado não estuda nenhum projeto de aumento de imposto dos defensivos agrícolas. A discussão encontra-se em âmbito federal, no fórum do Conselho Nacional de Política Fazendária (...). O que buscamos e defendemos é o consenso entre as Unidades da Federação com o objetivo de estabelecer uma alíquota igualitária, promovendo a justa concorrência do agronegócio em todo o Brasil.”

O presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Marcos Vieira (PSDB), informou que o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvea, afirmou que Santa Catarina vai defender no Confaz a cobrança do ICMS. Vieira informou, ainda, que na semana passada o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, afirmou que o governo tem a pretensão de defender a cobrança do imposto.

O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), defendeu que a questão, embora seja decidida pelo Confaz, seja discutida na audiência pública que vai reunir governo, deputados, autoridades municipais e produtores rurais. “O governo tem que discutir, isso mexe com a economia de Santa Catarina. A Assembleia vai fazer sua parte, vai discutir, deliberar e não vai deixar acontecer aquilo que é ruim para Santa Catarina”, disse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito