Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Içarense brilha em campeonato internacional de xadrez

Kathiê Goulart Librelato conquistou o 11º lugar em competição disputada na Europa
Por Redação Içara - SC, 01/08/2018 - 15:21
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A enxadrista içarense Kathiê Goulart Librelato, atleta da Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX) Içara / Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) Içara / Unesc, completou mais uma participação internacional, em turnê pela Europa com a equipe olímpica brasileira feminina de xadrez – projeto Damas em Ação.

A enxadrista esteve em Andorra e participou do 36º Aberto Internacional de Xadrez de Andorra e do Grand Prix de Xadrez Blitz, que reúne alguns dos mais fortes enxadristas do mundo. A participação da enxadrista içarense foi considerada muito positiva. Na competição de xadrez blitz, a atleta surpreendeu a todos com uma campanha de seis vitórias e apenas três derrotas, conquistando o 11º lugar na categoria Geral (sem distinção de gênero e idade) e sendo a melhor atleta feminina.

Já na competição pensada, Kathiê fechou com quatro vitórias, um empate e quatro derrotas, sendo a 5ª melhor mulher do aberto e trazendo mais 23 pontos de rating Fide (pontuação junto a Federação Internacional de Xadrez). “Somada à conquista dos 13 pontos obtidos no início de julho no Aberto Internacional de Benasque, a enxadrista já acumula 36 pontos junto a FIDE, o que são passos importantes para se alcançar a meta de médio prazo de ser a primeira enxadrista brasileira a obter o título de WGM”, destaca o técnico içarense, Claudionor Alcides Lima Pirola.

A enxadrista agora parte rumo a Barcelona, onde encerra a turnê. Ela retorna ao Brasil no dia 13. “A expectativa para esta última participação é manter e melhorar os resultados obtidos até aqui e, assim, subir ainda mais no rating da FIDE (Federação Internacional de Xadrez)”, completou Pirola.

O que é o WGM

O título de Grande Mestra de Xadrez, em inglês Woman Grand Master (WGM), é concedido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE – na sigla, em francês) desde 1976 para as mulheres que alcançam um Rating Elo de aproximadamente 2.300 pontos em competições oficiais.

O Rating Elo é um método estatístico utilizado para se calcular a força relativa entre jogadores de xadrez, inventado pelo físico americano Arpad Elo. O rating também foi adaptado para outros esportes como, por exemplo, o tênis.

Assim, o desempenho de um jogador está diretamente vinculado ao rating ou “experiência” dos oponentes e os resultados obtidos perante cada um deles. Então, a diferença de rating entre dois jogadores poderá determinar uma diferença de pontuação esperada entre os mesmos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito