Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Içara: Casan retira meia tonelada de sujeira por mês das redes de esgoto

Materiais obstruem tubulações e causam problemas no sistema
Por Redação Criciúma, 03/03/2024 - 14:15
Foto: Divulgação/Casan
Foto: Divulgação/Casan

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A equipe da Casan diz retirar, em média, meia tonelada de sujeira que obstrui as redes de esgoto de Içara todos os meses. Na semana passada, a companhia conduziu uma fiscalização que retirou pedaços de lixo e tecido que estavam fechando as tubulações.

Os materiais mais comuns encontrados são lixo doméstico, cabelos e entulhos. Eles podem ficar presos na tubulação ou nos chamados gradeamentos, que fazem a barragem dos resíduos mais grosseiros nas estações elevatórias e na estação de tratamento de esgoto.

Outro problema que acaba por sobrecarregar as redes são as chamadas ligações irregulares. Elas acontecem quando as redes de esgoto domésticas e as redes pluviais (que fazem a drenagem da água da chuva) são interligadas. Além de atrapalhar o funcionamento das redes, a prática é considerada crime ambiental, por causar poluição de rios e mares. Em Içara, estima-se que quase metade dos imóveis ainda tenha algum tipo de irregularidade nas ligações.

Para combater isso, as fiscalizações e ações de conversa com moradores serão intensificadas ao longo de 2024. "É muito importante que possamos fazer esse trabalho com os moradores", explica o chefe do setor de esgoto Thiago Formentin. "Nós trabalhamos diariamente para manter o funcionamento do sistema, e precisamos dessa colaboração com a população".

Os moradores que tiverem dúvidas sobre como realizar a sua ligação de esgoto de forma correta e quiserem agendar uma visita ao imóvel podem entrar em contato pelo telefone 3432-5535.

Boas práticas

  • Não descarte lixo no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico. O vaso sanitário não é lixeira.
  • Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim material sólido não será levado para o sistema de esgoto.
  • Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura fica sólida quando esfria, causando obstrução da rede de coleta.
  • Recolha o resto de óleo de cozinha em recipientes descartáveis e entregue em pontos de coleta para reciclagem, ou coloque devidamente embalados para coleta pela companhia responsável pela coleta de lixo.
  • Verifique periodicamente a caixa de gordura. Se houver excesso de material incrustado, providencie a limpeza. Em geral, a retirada da parte sólida deve ser realizada a cada seis meses e de forma manual (com auxílio de pequenas pás ou colher), mas esse período pode variar de acordo com os hábitos alimentares da família. O resíduo sólido deve ser descartado no lixo comum, em sacos plásticos.
  • Em prédios, bares e restaurantes a limpeza da caixa de gordura precisa ser feita com muito mais frequência, e pode ocorrer mensalmente, semanalmente ou até diariamente, variando em função do número de moradores (no caso de edifícios) e da quantidade e do tipo de alimento que o estabelecimento produz (em caso de lanchonetes e restaurantes).
  • Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos. A rede de coleta e a estação de tratamento não são dimensionadas para receber essa água. Esse tipo de ligação sobrecarrega o sistema, pode causar rompimentos e retorno do esgoto para as ruas ou até mesmo para dentro dos imóveis. A água da chuva também sobrecarrega e compromete o funcionamento das estações de tratamento, que são dimensionadas para receber exclusivamente esgoto.
  • Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, jamais para áreas a céu aberto.
  • Não retire a tampa dos poços de visitas da Casan para escoar a água da chuva. Além de ser um ato de vandalismo, prejudica o serviço público de coleta e tratamento de esgoto e também pode causar acidentes.
  • Evite plantar árvores próximas às tubulações de esgoto, pois as raízes podem causar danos à rede.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito