As baleias francas serviram de objeto de estudo para 45 alunos dos 4º anos, matutino e vespertino, da EMEF Tranquillo Pissetti, do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara. As atividades sobre o assunto, que foram realizadas em diferentes disciplinas, foram finalizadas nesta sexta-feira, dia 1º.
O livro "O Nascimento de Bartolomeu: Um lindo filhote de Baleia Franca" do autor Marcello Zapelini da Rosa auxiliou no estudo. O escritor, que é professor e biólogo, esteve na escola e conversou com os alunos. "Muito bacana o trabalho desenvolvido pela escola e que o livro serviu de auxilio para ajudar os estudantes a entenderem mais sobre o animal", considerou Marcello.
Na escola, foram feitas apresentações de trabalhos, como encenação da história do livro, que envolveram os alunos, além de breves falas do autor sobre a baleia franca. "Os alunos mostraram muito interesse sobre o assunto e o retorno foi bem satisfatório", declarou o professor.
A história fala sobre Bartolomeu, que passa por Balneário Rincão e Imbituba, cidades da região já conhecidas pelos pequenos, sendo que na última citada, os estudantes fizeram uma visita técnica na última terça-feira. "Esse foi um trabalho que começamos no ano passado e ampliamos este ano, e desenvolvemos atividades estudando as características tanto na matemática, geografia e artes", disse a diretora da escola, Simone Réus.
Incentivo
As histórias de Marcello, que já lançou nove livros, abrangem temáticas educativas e criticas. De acordo com a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, o trabalho sobre as baleias teve o objetivo de explorar o assunto em diferentes disciplinas. "O conhecimento foi muito significativo, abriu um leque de oportunidades para os alunos conhecerem mais sobre o animal, se tornando muito importante para a aprendizagem", destacou.
A atividade também fez parte da Semana Literária, que aconteceu na escola, que contam também com projetos como "A Hora do Conto" que acontece há dez anos.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!