Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Içara: Baleia Franca é estudada por alunos da EMEF Tranquillo Pissetti

Entre as atividades, os alunos receberam visita do autor Marcello Zapelini da Rosa
Redação
Por Redação Içara - SC, 02/11/2019 - 16:31
Foto: Divulgação / Prefeitura de Içara
Foto: Divulgação / Prefeitura de Içara

As baleias francas serviram de objeto de estudo para 45 alunos dos 4º anos, matutino e vespertino, da EMEF Tranquillo Pissetti, do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara. As atividades sobre o assunto, que foram realizadas em diferentes disciplinas, foram finalizadas nesta sexta-feira, dia 1º.

O livro "O Nascimento de Bartolomeu: Um lindo filhote de Baleia Franca" do autor Marcello Zapelini da Rosa auxiliou no estudo. O escritor, que é professor e biólogo, esteve na escola e conversou com os alunos. "Muito bacana o trabalho desenvolvido pela escola e que o livro serviu de auxilio para ajudar os estudantes a entenderem mais sobre o animal", considerou Marcello.

Na escola, foram feitas apresentações de trabalhos, como encenação da história do livro, que envolveram os alunos, além de breves falas do autor sobre a baleia franca. "Os alunos mostraram muito interesse sobre o assunto e o retorno foi bem satisfatório", declarou o professor. 

A história fala sobre Bartolomeu, que passa por Balneário Rincão e Imbituba, cidades da região já conhecidas pelos pequenos, sendo que na última citada, os estudantes fizeram uma visita técnica na última terça-feira.  "Esse foi um trabalho que começamos no ano passado e ampliamos este ano, e desenvolvemos atividades estudando as características tanto na matemática, geografia e artes", disse a diretora da escola, Simone Réus.

Incentivo 

As histórias de Marcello, que já lançou nove livros, abrangem temáticas educativas e criticas. De acordo com a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, o trabalho sobre as baleias teve o objetivo de explorar o assunto em diferentes disciplinas. "O conhecimento foi muito significativo, abriu um leque de oportunidades para os alunos conhecerem mais sobre o animal, se tornando muito importante para a aprendizagem", destacou.

A atividade também fez parte da Semana Literária, que aconteceu na escola, que contam também com projetos como "A Hora do Conto" que acontece há dez anos.