Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

HSJosé atinge 95% de conformidade em práticas de segurança do paciente

Resultado reforça o cuidado e as ações implementadas para garantir a segurança daqueles que utilizam a instituição

Por Redação Criciúma, 20/05/2025 - 09:07 Atualizado há 7 horas
Foto: Arquivo HSJosé
Foto: Arquivo HSJosé

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Hospital São José, de Criciúma, alcançou um importante reconhecimento nacional ao atingir 95% de conformidade nas práticas de segurança do paciente em 2024, segundo relatório divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado posiciona a instituição entre os 13 hospitais catarinenses classificados com Alta Conformidade no último ciclo de avaliação — um universo de 59 hospitais com UTI que concluíram o processo em Santa Catarina.

O relatório é uma ação conjunta da Anvisa, da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (CESP) e dos Núcleos Municipais de Segurança do Paciente. Trata-se de uma das estratégias do Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente (2021-2025), voltado à promoção de uma cultura de segurança, gestão de riscos e aprimoramento da qualidade nos serviços de saúde. A avaliação inclui o envio de documentos e o preenchimento de formulários que comprovam a adoção de práticas exigidas em protocolos nacionais.

Entre os critérios analisados estão metas como a identificação correta do paciente, a comunicação efetiva entre profissionais, o uso seguro de medicamentos, a realização de cirurgias com segurança, além da prevenção de infecções, quedas e lesões por pressão.

Processo criterioso

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HSJosé, Priscila Alves da Silva, a avaliação segue um processo criterioso, que exige organização, comprovação das rotinas implantadas e muito trabalho em equipe.

"Alcançar esse índice exige um trabalho contínuo, muito planejamento, engajamento e principalmente envolvimento de todos os setores. Os protocolos de segurança não estão só no papel, eles precisam fazer parte da prática diária. Isso envolve treinamentos frequentes com as equipes, identificação de riscos nos pacientes, avaliação de danos, implementação de medidas preventivas e um acompanhamento constante da efetividade dessas ações", reforça Priscila.

Para o diretor executivo do HSJosé, Juliano Petters, o resultado é motivo de grande comemoração. "Essa realização nos enche de orgulho e é fruto do trabalho árduo e contínuo pela busca da excelência, não só do Núcleo de Segurança do Paciente, como principalmente das equipes assistenciais e de apoio, que são os grandes protagonistas desse processo. Este resultado é reflexo de um trabalho intenso, realizado por profissionais competentes, focando na segurança do paciente do nosso hospital", finaliza.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito