Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Hospital São José passa a ter equipe específica para cuidados paliativos

Equipe já vinha atuando na área de Oncologia desde agosto
Por Redação Criciúma, 15/10/2019 - 11:15 Atualizado em 15/10/2019 - 11:40
foto: divulgação Hospital São José
foto: divulgação Hospital São José

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde agosto deste ano, o Hospital São José possui uma equipe específica e preparada para o atendimento de pacientes em cuidados paliativos na área de oncologia. O objetivo desta equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga e fisioterapeuta, é proporcionar aos pacientes, um pouco mais de conforto e qualidade de vida nesta fase da doença.

Sobre os cuidados paliativos

Há quem pense que uma pessoa quando começa a receber cuidados paliativos está perto da morte. De acordo com os especialistas, ao receber cuidados paliativos a pessoa estará recebendo um pouco mais de conforto em meio a seu tratamento. “Receber cuidados paliativos quer dizer que, além do tratamento da doença, quimioterapia no câncer, por exemplo, o paciente também receberá tratamentos que focam na qualidade de vida e conforto”, explica a médica geriatra Dra Gabriela Serafim Keller.

 A especialista explica que os pacientes que passam a receber cuidados paliativos certamente possuem alguma doença crônica que pode trazer risco a vida, seja câncer, alzheimer, doença renal crônica entre outras. Estes pacientes são pessoas que, além do tratamento curativo, devem receber também os cuidados paliativos.

Quando atendido é feito de forma adequada e com todas as indicações dos profissionais, os pacientes já em cuidados paliativos podem viver o mesmo tanto ou até mais tempo do que pessoas que não recebem. O cuidado paliativo em nenhum momento do tratamento fará com que  a morte aconteça de forma mais rápida, estas ações fazem somente com que o paciente tenha a doença em seu curso normal, porém, recebendo mais conforto e, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida no processo de sua doença - e isto pode ser por algumas horas ou até mesmo por anos.

Equipe de cuidados paliativos no Hospital São José

Buscando sempre melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes, trazendo assim todo o aparato tecnológico para auxiliar no processo de tratamento, o São José, por intermédio de uma equipe multidisciplinar,  possui em sua ramificação de atividades uma equipe exclusiva e preparada para prestar o atendimento em cuidados paliativos aos pacientes que necessitados. Até o momento, a equipe atende aos pacientes da unidade oncólogica mas, no futuro, o objetivo é que o serviço se estenda para outros setores do Hospital.

Pensando nisso, no dia cinco de outubro de 2019 no auditório da Esucri em Criciúma, o Hospital São José promove um curso especificamente para colaboradores da entidade, afim de aprimorar o conhecimento sobre o assunto. O curso será ministrado pela médica especialista em cuidados paliativos Lauren Provin. Participam do curso também, Lizana Arend, médica cancerologista pediátrica, o capelão Luiz Eduardo Toledo e a médica paliativista Raquel Chagas - os profissionais estarão ministrando o curso aos colaboradores do Hospital, sobre esta realidade que envolve o dia-a-dia de uma equipe na unidade hospitalar.

“Toda área da saúde precisa de compaixão e humanidade, mas precisa também de formação, conhecimento, técnica e atualização - os cuidados paliativos ainda mais. Como se tratam de cuidados ativos e integrais que buscam qualidade de vida e controle de sintomas para as pessoas que enfrentam doenças que limitam e ameaçam as suas vidas, há necessidade de aprimoramento pessoal e profissional constante. Por isso se deve a importância de realizar cursos de atualização e cursos específicos e focados para desmistificar os erros de entendimento dos cuidados paliativos por muitos profissionais de saúde, que ainda ocorrem no Brasil e, ao mesmo tempo, treinar e oferecer ferramentas para que esses profissionais possam oferecer Cuidados Paliativos de qualidade a seus pacientes”, enfatiza Lauren.

O que é cuidado paliativo?

O cuidado paliativo é um cuidado que não procura curar ou acelerar a doença, e sim que busca conforto e qualidade de vida para os pacientes e familiares de pacientes que possuem qualquer doença crônica que ameace a vida - ele afirma a vida e não acelera nem adia a morte.

Isso é feito buscando prevenir e aliviar o sofrimento, seja ele causado por dor, falta de ar, depressão, ansiedade ou outros sintomas. Dentro dos cuidados paliativos também é feito o acompanhamento psicossocial e espiritual, que independe do credo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito