Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Hospital São José em clima de 83 anos

A principal instituição hospitalar do sul de Santa Catarina comemora mais um aniversário nesta sexta-feira
Por Redação Criciúma, SC, 08/11/2019 - 07:05
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta sexta-feira, 8, o Hospital São José (HSJ) completa 83 anos de fundação. Em toda sua trajetória, a Instituição por intermédio das Irmãs Escolares de Nossa Senhora- IENS vem trabalhando para prestar atendimento às pessoas que precisam de assistência a saúde incansavelmente; e desde então, muita coisa mudou, tanto em tecnologia quanto na prestação de serviços; e muita coisa está por vir.

Conta a história, descrita no livro “Hospital São José – Criciúma”, cuja autora foi a irmã Maria Helena Arns, que Criciúma precisava de um lugar onde seria possível atender a saúde dos habitantes desta cidade, de uma forma mais sistematizada, científica e moderna; porém, os recursos médicos e hospitalares eram praticamente nulos.

Devido a exploração do carvão muito forte na década de 1930, data de inauguração do HSJ, muitas pessoas vinham para a localidade e, além das doenças comuns, principalmente problemas pulmonares; acidentes de trabalho começaram acontecer; desta forma, era preciso atender esta demanda.

Antes da inauguração do novo prédio do hospital, onde se encontra até hoje, o atendimento médico, só podia ser feito a quilômetros de distância de Criciúma. Percebendo esta necessidade, o então prefeito Cincinato Naspolini, em 1930 decidiu que Criciúma teria o seu hospital. Naquele ano, a instituição passou a funcionar num prédio arrendado próximo à estrada de ferro, hoje Avenida Centenário, especificamente onde atualmente encontra-se uma agência do Banco Santander.

Anos depois, devido ao grande número de pessoas que procuraram por atendimento em saúde, viu-se a necessidade de aumentar a estrutura. Foi ai então, com o apoio da Srª Clara Serafim de Lucca, viúva de Antônio de Lucca, que vendeu por um valor simbólico o terreno, onde foi erguido o novo hospital.

Os recursos para a edificação da primeira parte do prédio foram obtidos por um adicional de 10% sobre os impostos municipais e contribuições do povo. Os colonos prestavam mão-de-obra gratuita. Trabalho concluído em dois anos, com 30 salas.

Depois de muito empenho e dedicação da comunidade que ansiava por um local onde a saúde da população pudesse ter assistência médica, o tão esperado hospital teve condições de ser inaugurado no dia 8 de novembro de 1936. Aproximadamente cinco mil pessoas prestigiaram o momento. No mesmo ano as Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS), que já atuavam em Forquilhinha, foram convidadas e assumiram os trabalhos no HSJ.

Muita mudança está por vir

Para a atual diretora, irmã Isolene Lofi, que assumiu a coordenação do HSJ em outubro de 2018, os desafios são grandes, mas a vontade de prestar assistência sempre com qualidade para toda população, continua sendo o maior objetivo como diretora.

Uma trajetória de muitas conquistas

“Ao olhar para os 83 anos de história do Hospital São José, é difícil não olhar para o início desta obra. Pela coragem e audácia daquelas que nos antecederam e deixaram a marca na vida e história de crescimento, na área da saúde em Criciúma e região. Somos profundamente agradecidas a estas Irmãs e benfeitores, que conseguiram olhar para além do seu tempo e arriscaram empreender na área da saúde, entre dificuldades e escassez de recursos, mas confiantes de que a população seria beneficiada.

Hoje o Hospital é referência para toda região Sul de Santa Catarina, com área de abrangência para mais ou menos um milhão de habitantes. Atua em todas as áreas da medicina e é referência em alta complexidade. É uma história de sucesso que passou e ainda passa por dificuldades, nem sempre reconhecidos. Ignora-se que entre as paredes e os tijolos de um hospital, ecoam sinais de vida e de morte, de dor e alegria, gemidos e gritos, nunca ouvidos do lado de fora. É o movimento da cura e da doença, da esperança e da incerteza.  

O Hospital São José ao longo dos anos vem crescendo em melhorias na gestão, no atendimento e na prestação de serviços de excelência e inovação. Acreditado Pleno, nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação-ONA; tudo isso nos inspira e torna crível o que realizamos. Continuamos investindo e melhorando, e temos projetos ousados a serem concretizados para os próximos anos, como a construção da torre A, para ampliar serviços e poder atender melhor os nossos clientes, a parceria com o Santa Vita saúde Center, que trará maior comodidade e acesso ao Hospital a todos que transitarem nos arredores. Como Hospital Ensino e Pesquisa, poder ampliar e contribuir sempre mais na área da saúde. É colocar a saúde na região sul, no patamar dos grandes centros em tecnologia, resolutividade e qualidade nos serviços prestados.

Como hospital, continuamos investindo em estrutura, tecnologia e de pessoal, tudo para fazer o melhor, não medindo esforços para tanto por todos que aqui atuam. Muito se tem investido para melhorar atendimentos, acomodações, e ser sempre mais resolutivo. Estamos constantemente em reformas e ampliações, tudo para melhor atender os nossos pacientes e seus familiares. Temos consciência que diariamente temos coisas para melhorar.

O Hospital que iniciou com 20 leitos em 1936 hoje 83 anos conta com 314, mostra sua capacidade de gestão e de cuidado, com aquilo que recebe. Passam pelo hospital, por ano, em torno de 200 mil pessoas. Tudo é planejado e executado com responsabilidade. O lema do início é mostra clara de tudo isso: Fate bene fratelli/ Façam bem irmãos.      Diariamente, somos desafiados a fazer o bem não importando onde estamos ou onde nos encontramos. Tudo o que restará é o bem que fazemos e deixamos na lembrança dos que permanecem.

Em tudo dai graças, este é o sentimento que deve tocar a cada um, neste dia de celebração”.

Irmã Isolene Lofi – diretora Geral HSJosé

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito