Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Horto Florestal de Criciúma ganha melipolinário e trilha ecológica

Novidades foram disponibilizadas nessa quinta-feira (21)
Por Redação Criciúma, SC, 22/09/2023 - 20:03
Foto: Letícia Cardoso/Decom
Foto: Letícia Cardoso/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os visitantes do Horto Municipal José Milanese. podem, desde quinta-feira (21), apreciar um melipolinário e desbravar uma trilha ecológica. A Prefeitura de Criciúma, por meio da Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI), implantou as novidades na estrutura localizada no bairro Mina União em alusão ao mês de árvore, que pretende conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar as árvores.

Para realizar a abertura do meliponário, um grupo de crianças da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Oswaldo Hülse, do bairro São Francisco, foi convidado a fazer a decoração das "casinhas das abelhas", as quais foram doadas pela Associação de Meliponicultores da Região Carbonífera (AMERC). Os alunos foram recebidos no local pelo Mascote Bosco, da DMACRI, e tiveram a oportunidade de desvendar os caminhos da trilha ecológica com a supervisão da bióloga do Departamento de Educação Ambiental da DMACRI, Larissa de Aguiar, além de participar de uma oficina de brinquedos reciclados.

Segundo a bióloga, é importante que mais pessoas saibam sobre as abelhas sem ferrão, pois, assim, possibilita a proliferação das diferentes espécies nativas. "Espalhamos algumas caixinhas de leite para representar o lixo que, eventualmente, encontramos no meio ambiente. Então, as crianças que encontraram ganharam um brinde. Assim, conseguimos incentivá-las a ter esse cuidado com a natureza", afirma. "A ideia é chamar a atenção para a importância de preservar o meio ambiente e manter a natureza saudável", complementa a coordenadora da DMACRI, Daiana Silveira Colombo.

Os interessados em visitar o melipolinário do Horto Municipal José Milanese devem entrar em contato com a DMACRI, de segunda-feira a sexta-feira, pelo telefone (48) 3445-8811, para agendar horários.

Eco Festival

No dia 30 de setembro, o Parque da Prefeitura receberá o evento Eco Festival, que contará com doação de mudas, de animais, auriculoterapia, entre outras atividades. O evento acontecerá das 13h30 às 18h30, e contará, também, com a entrega da premiação do 6º Concurso Fotográfico da DMACRI. De acordo com o diretor da DMACRI, Felipe Soratto, a iniciativa tem a finalidade de promover as ações ambientais realizadas pelo município de Criciúma. "Cada participante do evento poderá compreender a importância da preservação ambiental e, ainda, ter uma tarde agradável no parque", destaca.

Confira o cronograma de atividades do Eco Festival:

  • 14h - Premiação do VI Concurso Fotográfico
  • 14h30 às 15h30 - Auriculoterapia
  • 14h às 16h30 - Doação de Animais
  • 14h às 17h - Doação de Mudas

Dia da Árvore e da Floresta

Em todo o Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore e da Floresta. O objetivo da data, escolhida por ser próximo ao equinócio de primavera, é gerar uma reflexão na população perante o desmatamento e ressaltar a importância da conservação dos recursos naturais. Com essa ideia, a comemoração visa influenciar campanhas de reflorestamento e educação ambiental, assim refrisando o papel crucial do meio ambiente na sociedade.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito