Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governo Federal não zerou impostos na gasolina e etanol

Procon de Criciúma lançou nota técnica explicando o assunto
Por Redação Criciúma, SC, 11/03/2021 - 17:17 Atualizado em 11/03/2021 - 17:20
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Circula em grupos de WhatsApp um vídeo de um homem dizendo que abasteceu R$ 150 de etanol e, ao notar a cobrança do imposto federal de R$ 37,50, reclamou com o gerente do estabelecimento, afirmando que a medida era ilegal. O posto de gasolina, ao perceber o suposto “erro”, o reembolsou com o valor. No entanto, trata-se de uma informação falsa.

Segundo o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, o Governo Federal, por meio de decreto, não zerou os impostos de etanol e gasolina. “A medida anulou apenas as tarifas do imposto federal do óleo diesel até final de abril e do gás de cozinha até 13 quilos permanentemente. Muitas pessoas estão usando isso como se fosse para combustíveis em geral, mas não é”, explicou.

Ele também orienta à população a como conferir se as empresas estão ou não comprando as tarifas do óleo diesel e do gás de cozinha. “É só verificar no rodapé do cupom fiscal a carga tributária, o imposto federal e o estadual. No gás de cozinha, como a maioria é vendido por meio de microempresas, que não são obrigados a disponibilizar o cupom fiscal, é só solicitar qual valor está sendo tributado”.

Confira a nota técnica do Procon na íntegra:
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito