Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governo do Estado projeta mais voos em SC após redução de imposto

ICMS da querosene de aviação pode reduzir de 17% a 1,5% para companhias que atenderem mais aeroportos
Por Redação Criciúma, 14/12/2023 - 16:23 Atualizado em 14/12/2023 - 16:33

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais voos para Santa Catarina. Esta é a expectativa do Governo do Estado com a redução da alíquota de ICMS da querosene de aviação, aprovada nesta quarta-feira (13) pela Assembleia Legislativa. O projeto foi encaminhado pelo governador Jorginho Mello (PL).

Com a nova legislação, a tributação poderá variar dos atuais 17% até 1,5% conforme tabela criada com base em alguns critérios e metas atingidas pelas companhias aéreas. O valor mais baixo é para as empresas que operarem em ao menos oito aeroportos catarinenses, com oferta de quatro voos internacionais, 50 voos nacionais e dois voos entre aeroportos de Santa Catarina.

De acordo com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, os novos patamares do imposto foram definidos em conversas com o setor, com lideranças políticas e técnicos do Governo do Estado.

“Sabemos que o combustível representa 40% do custo das companhias e junto com a secretaria da Fazenda e os parlamentares construímos uma proposta que tornará o estado mais atraente para estas operações”, afirma o secretário. Segundo ele, o aumento da oferta de voos é uma determinação do governador Jorginho Mello.

A discussão sobre uma nova alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação envolveu as secretarias estaduais de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), da Fazenda, e a Bancada do Oeste, formada pelos deputados estaduais. O objetivo principal é tornar o estado de Santa Catarina mais atrativo para a ampliação de voos entre os seus aeroportos e oferecer condições para que as empresas aéreas incluam o estado no aumento da malha aérea.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito