Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governo de Criciúma inaugura Santo Agostinho Complexo de Saúde

Localizada no distrito do Rio Maina, estrutura será entregue pela Administração Municipal na próxima quinta-feira (24), às 18h
Por Redação Criciúma, SC, 20/08/2023 - 16:49 Atualizado em 20/08/2023 - 16:51
Foto: Eduarda Salazar/Decom
Foto: Eduarda Salazar/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Rio Maina vai virar uma página importante da sua história. Na próxima quinta-feira (24), o Governo de Criciúma realizará a inauguração do Santo Agostinho Complexo de Saúde, um novo centro de referência em assistência à saúde para a comunidade. Equipes especializadas, que antes ficavam espalhadas em diferentes pontos da cidade, poderão, agora, ser encontradas em um só lugar. A solenidade acontecerá às 18h, no novo espaço, localizado na rua Luiz Pirolla de Noé, no distrito do Rio Maina.

"Criciúma é referência em saúde no Brasil, com os melhores índices de qualidade em atendimento básico à saúde entre os municípios com o mesmo porte. Cuidar da saúde de cada um dos 240 mil criciumenses está na lista de prioridades do governo municipal. Por isso, vamos seguir investindo em infraestrutura, novos serviços e na capacitação de profissionais para melhor atender toda a população", ressalta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Até 2017, o local funcionava como o antigo Hospital Psiquiátrico do Rio Maina, referência na região como centro psiquiátrico. Após o fechamento, a estrutura foi adquirida pela Prefeitura de Criciúma, que adaptou o espaço para a instalação do Hospital de Retaguarda durante a pandemia de Covid-19 e, posteriormente, a implantação do Centro de Reabilitação Pós-Covid. Os serviços foram modelo para outras cidades no enfrentamento à doença. Hoje, o local está totalmente repaginado para receber novos serviços, que facilitarão os atendimentos prestados à comunidade.

"Salvamos muitas vidas no local durante a pandemia, e agora ele está de cara nova, com um novo propósito, mas segue com a mesma missão: continuar sendo um centro de referência e assistência à saúde para Criciúma e região. Aqui, serão mais de 20 mil procedimentos realizados mensalmente, visando o bem-estar e a recuperação dos pacientes", afirma o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

O espaço, com 4 mil m², foi reformado, ampliado, ganhou nova fachada, jardins e acessibilidade. Ao todo, o complexo abrigará os seguintes serviços: Centro de Promoção, Prevenção, Recuperação e Reabilitação em Saúde, TeleSaúde, Central de Transportes, Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), além dos programas Melhor em Casa, Consultório na Rua, Criança Saudável, Saúde da Mulher e o programa de órteses e próteses. Uma base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) também foi implantada no local.

O Santo Agostinho Complexo de Saúde contará, ainda, com serviços de diversas especialidades, como fisioterapia, nutricionista, social, psicologia, profissionais de educação física, fonoaudiologia, enfermagem, atendimento médico e de pacientes em situação de rua. O prédio está equipado com clínicas modernas, academia para reabilitação especializada e salas de acolhimento. "Vamos tornar o Complexo de Saúde referência no atendimento multiprofissional. Até então, eram 102 profissionais atuando no local. Com a ampliação, serão mais de 200 funcionários trabalhando a serviço da comunidade", completa Casagrande.
Logo após a solenidade de inauguração, será dado início a procissão com o translado da imagem de Santo Agostinho, padroeiro do distrito do Rio Maina, partindo do Complexo de Saúde em direção à Paroquia Santo Agostinho.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito