Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Gestão e cuidado em saúde são debatidos na Unesc

Abertura oficial do Simpósio ocorreu na manhã desta sexta-feira
Por Redação Criciúma - SC, 13/09/2019 - 20:21
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Unesc reúne, até a tarde desta sexta-feira, 13, lideranças do setor de saúde dos municípios da Amrec, Amesc e Amurel, estudantes e profissionais da área para o 3º Simpósio de Gestão e Cuidado em Saúde e a 1ª Mostra Sul Catarinense de Experiências de Gestão e Trabalho em ESF (Estratégia Saúde da Família). A abertura oficial do evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, com a presença de autoridades e a palestra "Implantação da Estratégia Saúde da Família em Santa Catarina", com a participação de estudiosos na área da saúde coletiva.

As atividades do Simpósio iniciaram nesta quinta-feira, 12, com a roda de conversa sobre "Carreira profissional na Atenção Básica", organizada pela Liga Saúde Coletiva e mediada pelos mestrandos em Saúde Coletiva da Unesc, Maria Fernanda Araújo e Aníbal José Sieber Dário.

Os trabalhos do Simpósio serão encerrados com a 1ª Mostra Sul Catarinense de Experiências de Gestão em Saúde, nas salas 102 e 104 do Bloco R2 da Unesc, das 14 às 17 horas, com a apresentação de 45 experiências de municípios da macrorregião. O evento tem a coordenação do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), do Programa de Residência Multiprofissional e do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade.

Novidades anunciadas durante abertura do evento

Ao longo do pronunciamento das autoridades, o público ficou sabendo de duas novidades importantes para a saúde coletiva da região. Em nome da deputada federal Carmen Zanotto, que não pode comparecer ao evento por motivos de força maior, a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, anunciou uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a implantação do Laboratório de Práticas Inovadoras em Saúde, na Unesc.

Já o secretário municipal de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, deu a notícia sobre a formação de um grupo de estudos sobre saúde coletiva em parceria com a Universidade. "A Secretaria da Saúde de Criciúma e a Unesc vão criar o Grupo para Inovação da Coletividade no Município de Criciúma. Vamos sair na frente mais uma vez pelo bem da saúde coletiva", comentou.

Autoridades falam sobre a importância dos debates na área

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande afirmou que falar de saúde coletiva no período em que se comemora 25 anos do ESF é motivo de boas recordações. "Quando se tem um profissional na Unidade de Saúde uma equipe com uma formação no espírito de coletividade, como a Unesc está fazendo, repercute positivamente na qualidade do atendimento. Queremos sempre contar com essa parceria e ampliar esse trabalho que alia teoria e prática".

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, salientou a importância dos gestores e das equipes técnicas que atuaram ao longo dos 25 anos do ESF com construções conceituais e práticas inovadoras. Luciane falou ainda sobre a responsabilidade que a Unesc tem com a comunidade regional na formação de profissionais para a saúde coletiva. "Olhando para esses 25 anos temos muitas conquistas que precisam ser preservadas. Do ponto de vista dos indicadores, do acesso, da qualidade, da construção do vínculo e da resolubilidade das diferentes situações que acometem a saúde das pessoas. Mas também precisamos olhar aqueles pontos que não conseguimos criar musculatura e deixamos fragilidade no decorrer do tempo", comentou Luciane.

A reitora convidou o público a refletir quais as estratégias que podem ser adotadas daqui para frente. Ela abordou ainda como a saúde coletiva é trabalhada dentro da Universidade.

Precisamos fazer refletindo sobre o que está fazendo e o resultado que isso terá na área da saúde coletiva. A Universidade vem passando por um processo de inovação curricular e pedagógica transformador em todos os cursos e áreas de atuação. Olhamos para o cenário e entendemos que o modo como fazemos educação precisa ser diferente. Precisamos oferecer uma experiência ao estudante, que tem acesso ao conhecimento. E a área da saúde coletiva também precisa pensar em inovação. Olhar que 25 anos depois o cenário é outro e não podemos continuar fazendo da mesma maneira".

A coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomazi, deu as boas-vindas aos participantes do evento e falou sobre a história e a abordagem que o Mestrado em Saúde Coletiva faz. Em suas considerações, ela ressaltou a importância da formação de profissionais capacitados para refletir e agir em prol da saúde da coletividade.

A coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva e do Colegiado das Residências Multiprofissionais, Lisiane Tuon, lembrou que o evento compartilha conhecimentos e experiências entre as lideranças que atuam diretamente com a saúde das comunidades em toda a região. Além disso, a professora da Unesc falou sobre a importância dos municípios aceitarem o convite para apresentarem suas experiências positivas dentro da Estratégia de Saúde da Família dentro da mostra.

Palestra abordou a história da ESF no Estado

"Implantação da Estratégia Saúde da Família em Santa Catarina" foi o tema da palestra principal do 3º Simpósio de Gestão e Cuidado em Saúde, com a participação do professor doutor da Unesc, Flávio Magajewski, do vice-reitor da Furb, João Luiz Gurgel e do secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande. O professor doutor do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), da Unesc, Jacks Soratto foi o mediador da palestra.

Cada convidado teve um tempo de explanação e o vice-reitor da Furb deu início às falas. Gurgel afirmou estar impressionado por ver a força da saúde coletiva na Unesc e falou sobre a importância da interlocução entre saúde pública e universidade. "Temos uma história importante de atenção primária no Brasil e nós da academia temos que avançar ainda mais no auxílio da construção de uma atenção primária. Precisamos mostrar cientificamente, com dados, o que estamos fazendo. E nos últimos anos, tivemos um avanço interessante que envolve a universidade na integração de ensino e serviços", afirmou.

O vice-reitor da Furb falou ainda sobre a realidade da atenção básica em Blumenau e sobre a importância da relação ensino-serviço, na qual os acadêmicos são inseridos no dia a dia da saúde. Segundo ele, essa troca de experiências científicas e populares é positiva na formação de novos profissionais de saúde. Além disso, a Iesc (Integração Ensino Serviço e Comunidade) seria fundamental para os avanços da saúde pública. "Quem presta o serviço tem que pautar a universidade e ambas, dialogarem. O município precisa dizer o tipo de formação profissional que precisa e a universidade tem que olhar para isso e formar profissionais para atuarem dentro da realidade local", ressaltou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito