Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Geoparque será o tema da 9ª Semana Acadêmica de Geografia da Unesc

Encontro ocorrerá nesta quinta-feira (26) de forma online
Por Redação Criciúma (SC), 25/05/2022 - 09:55
Foto: Felipe Carneiro/Especial/Santur
Foto: Felipe Carneiro/Especial/Santur

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Geoparque: Território, Patrimônio Natural e Cultural. Esse será o tema da roda de conversa da 9ª Semana Acadêmica de Geografia da Unesc. O encontro, que ocorre anualmente, terá a participação de cinco palestrantes especialistas na área com realização de forma virtual nesta quinta-feira (26), a partir das 19h30. Recentemente, o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul recebeu a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), integrando oficialmente a Rede Global de Geoparques.

Conforme a coordenadora do curso, Yasmine de Moura da Cunha, os interessados poderão acessar o encontro via Google Meet neste link. "Professores e estudantes dos cursos da Unesc e de outras instituições e comunidade que tenha interesse na temática podem participar desse importante debate", comentou.

Entre os convidados para a discussão estão o professor Mikael Miziescki, que irá falar sobre os aspectos gerais do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul; o professor Jairo Valdati que vai abordar Aspectos da Paisagem do Geoparque; o professor Gustavo Simão irá enfocar Aspectos Físicos – Relativos à Geologia e Geomorfologia – do Geoparque; o professor Luiz C. Weinschütz falará a respeito do Potencial Paleontológico, e o professor Juliano Bitencourt sobre o Potencial Arqueológico no Geoparque, relacionado à ocupação humana antiga.

A comissão organizadora do evento é composta pelos membros do Centro Acadêmico (CA) Rosa dos Ventos e do Curso de Geografia da Unesc, e conta com o apoio do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) da Universidade, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, o Laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos (LabGeoRH) da Unesc, além do Centro de Pesquisa Paleontológica da Universidade do Contestado (CENPALEO), o projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul e o Programa de Pós-Graduação em Planejamento (PPGPLAN) da UDESC.

Segundo a Unesco, os Geoparques são os territórios do futuro, onde as riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades. O local possui uma área de 2.830 quilômetros quadrados e está dentro dos territórios de três municípios do Rio Grande do Sul: Torres, Mampituba e Cambará do Sul.

Atividades de Unesc junto ao Geoparque Global Caminho dos Cânions do Sul

Como Universidade Comunitária, a instituição realiza diversas ações na região que engloba o Geoparque Global Caminho dos Cânions do Sul.

Em Jacinto Machado, a Unesc, por meio do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), elaborou o Projeto EIA/RIMA para a implantação da estrada na Serra Fundo Grande. Já em Praia Grande, foi realizado o projeto de avaliação ambiental e medidas de readequação do antigo lixão e projeto de investigação ambiental.

Além destes, a Unesc também fez o estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental para abertura da Estrada da Serra do Fundo Grande, em Jacinto Machado e estudo, que está em fase de esclarecimentos e complementações solicitadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).

A Universidade, por meio do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), executa um projeto de extensão que tem o objetivo de envolver crianças em idade escolar em ações de valorização e proteção do patrimônio arqueológico, assim como a história e cultura indígena. Isso será possível por meio do "Projeto de Extensão Arqueologia Pública No Extremo Sul Catarinense: Patrimônio arqueológico e a história e cultura dos Povos Indígenas", aprovado no edital da Pró-Reitoria Acadêmica Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (ProAcad) da Universidade, com carta de aceite do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito