O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu um mandado de busca e apreensão em Florianópolis na manhã desta sexta-feira (16), durante a Operação Horizonte de Luz. A ação foi realizada por meio do CyberGAECO, em apoio à 19ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital.
A investigação começou após informações encaminhadas pelo National Center for Missing & Exploited Children (NCMEC) apontarem o armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em uma conta digital associada ao investigado.
LEIA MAIS:
- Polícia Civil investiga irregularidades em licitações de seis municípios de SC
- Operação Apoteose mira empresários em investigação sobre licitações da ExpoCaçador
Durante a apuração, foram identificados arquivos classificados como material de abuso sexual infantil. Um dos vídeos apresentou características compatíveis com possível produção pelo próprio usuário da conta.
Há indícios de que o conteúdo tenha sido registrado no contexto familiar e envolva uma criança do núcleo familiar do investigado.
Operação Horizonte de Luz busca esclarecer os fatos
A busca teve como objetivo apreender dispositivos eletrônicos e reunir provas para esclarecer as circunstâncias do caso, além de identificar possíveis outras vítimas ou envolvidos.
A investigação tramita sob sigilo. Segundo as informações divulgadas, novos detalhes poderão ser apresentados após a publicidade dos autos.
A operação recebeu o nome de Horizonte de Luz em referência ao dever de proteção integral de crianças e adolescentes.
A denominação simboliza o trabalho das instituições para identificar e interromper condutas que violem os direitos e a integridade de crianças e adolescentes, especialmente em situações de vulnerabilidade.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!