Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Operação Apoteose mira empresários em investigação sobre licitações da ExpoCaçador

Investigação apura possíveis irregularidades em licitações para a realização da feira

Por Lucas Mackowieski Criciúma, SC, 14/10/2026 - 14:08 Atualizado há 1 minuto
Operação Apoteose investiga possíveis fraudes em licitações relacionadas à ExpoCaçador 2026 | Foto: Divulgação/mpsc
Operação Apoteose investiga possíveis fraudes em licitações relacionadas à ExpoCaçador 2026 | Foto: Divulgação/mpsc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dois empresários são alvos de mandados de prisão preventiva em uma investigação sobre possíveis fraudes em licitações relacionadas à ExpoCaçador 2026. A operação foi deflagrada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na manhã desta quarta-feira (14), com cumprimento de mandados em seis cidades catarinenses.

Batizada de Operação Apoteose, a ação conta com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à 2ª Promotoria de Justiça de Caçador.

LEIA MAIS:

Ao todo, são cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, além das prisões preventivas.

As investigações também envolvem uma agente pública e um ex-agente público de Caçador. A Justiça determinou ainda a suspensão temporária de contratos e proibiu empresas investigadas de participar de licitações do município.

Ação inclui dois mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão | Foto: Divulgação/mpsc

Investigação apura combinação de preços e favorecimento

Segundo as apurações, há indícios de que licitações para a realização da feira tenham sido ajustadas previamente para beneficiar determinadas empresas.

A investigação busca esclarecer possíveis irregularidades, como:

  • Compartilhamento de informações privilegiadas;

  • Manipulação de preços de referência;

  • Uso de empresas vinculadas entre si em pesquisas de mercado;

  • Combinação prévia das condições das licitações;

  • Possíveis restrições à concorrência;

  • Contratações paralelas de estruturas e serviços relacionados à feira.

A investigação teve origem em provas compartilhadas no âmbito da Operação Hora do Show, também com auxílio do GAECO.

As medidas foram autorizadas pela Vara de Garantias da Comarca de Caçador para aprofundar as apurações e reunir novos elementos de prova.

Mandados são cumpridos em seis cidades de SC

As diligências ocorrem nos municípios de:

  • Caçador;

  • Chapecó;

  • Campos Novos;

  • Monte Carlo;

  • Itajaí;

  • Navegantes.

As investigações seguem sob sigilo judicial. Segundo o MPSC, novas informações poderão ser divulgadas quando os autos se tornarem públicos.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito