Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Formação Continuada: programação com olhares voltados ao desenvolvimento pessoal dos professores

Atividades mobilizaram o corpo docente da Universidade ao longo de toda a semana
Redação
Por Redação Criciúma - SC, 14/02/2020 - 21:59Atualizado em 15/02/2020 - 09:44
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os professores da Unesc vivenciaram, ao longo de toda a semana, atividades voltadas ao aprimoramento de conhecimentos por meio do Programa de Formação Continuada. A ação, tradicional no período que antecede o início do ano letivo, promoveu discussões em torno de assuntos como universidade saudável, curricularização da extensão, comunicação corporativa, uso de tecnologia em sala de aula para aprendizagem efetiva, interação e mediação docente nas disciplinas a distância, aprendizagem baseada em problemas e baseada em projetos, entre outros. Apesar de tanto conteúdo acadêmico compartilhado, o Programa focou também no desenvolvimento pessoal dos professores participantes. As atividades foram realizadas de segunda a sexta-feira (10 a 14/2).

Ampliar a gama de assuntos e oferecer espaço para olhar com atenção o lado humano de cada um dos professores, conforme a assessora pedagógica da Instituição, Daniela Arns Silveira, foram questões definidas como fundamentais para a Formação Continuada de 2020. "A Universidade propôs ao longo da semana um olhar diferenciado para a formação de desenvolvimento pessoal do professor, uma atenção para além do que estamos acostumados. Entendemos que, na sociedade em que estamos inseridos e da qual fazemos parte, não podemos focar tão somente o profissional, mas, sim, precisamos cada vez trabalhar o ser humano que está por trás disso", salientou.

Entre as questões avaliadas positivamente na programação preparada para a Formação, conforme Daniela, os encontros divididos por áreas do conhecimento receberam destaque. "Embora tenhamos possibilidades que são afins para as quatro áreas, existem discussões que são muito específicas de cada uma. Pelos retornos recebidos o balanço é de que estamos no caminho certo e que os professores devem, sim, continuar nos instigando para que possamos trazer cada vez mais atividades que façam o olho brilhar e a vontade de fazer diferente e melhor seja sempre acentuada", completou.

Professores trocam experiências com especialista em aulas criativas

O último dia de Formação Continuada de Docentes da Unesc rendeu aprendizado aos professores participantes. Nesta sexta-feira (14/2) a Universidade recebeu a doutoranda em História Cultural e criadora do projeto @SeLigaProf, Emilly Fidelix. Especialista em aulas criativas, Emilly dividiu com os colegas professores ensinamentos e provocações sobre o novo formato necessário para a educação dos tempos atuais. As atividades da Formação Continuada de Docentes serão encerradas com encontro por áreas, recebendo profissionais das Ciências Sociais Aplicadas no Miniauditório do Bloco S.

Para Emilly o feedback recebido demonstra o real interesse do corpo docente da Unesc em evoluir e tornar o conteúdo cada vez mais atrativo. "Hoje os alunos não querem mais só aquela aula expositiva. Eles querem participar e ser protagonistas desse processo. Para que esse processo seja cada vez mais assertivo é necessário repensar algumas questões e estar atualizado, assim como estamos fazendo hoje", acrescenta.

Uma Formação Continuada focada na realidade e necessidades dos professores. Assim a professora Elaine Guglielmi Pavei Antunes define o evento que ocorreu ao longo desta semana. "As atividades estiveram dispostas de uma maneira que estivessem conectadas. Os ministrantes tinham propriedades sobre os assuntos e os conteúdos foram passados de maneira mais prática e objetiva. Com certeza foi uma semana enriquecedora e levaremos os conhecimentos para o dia a dia em sala de aula", afirma.