Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Finados é celebrado desde o século XII

Feriado no Brasil, dia é destinado para homenagear os mortos
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 02/11/2019 - 09:11
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em 2019 caiu num sábado, ainda assim, o 2 de novembro é feriado nacional no Brasil. Essa celebração é uma das mais importantes no calendário católico, gerando um movimento intenso para os cemitérios, fazendo com que os familiares e amigos levem flores para aqueles que já se foram.

Os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX recomendavam desde o século XI que os fiéis dedicassem um dia ao ano para rezarem em nome dos falecidos. A Igreja Católica começou a celebrar a data a partir do século XII, sempre no dia 2 de novembro. Celebrações em memória dos mortos são realizadas desde o século IV.

Foi escolhida essa data já que dia 1º de novembro é o Dia de Todos os Santos, que celebra aqueles que ainda não foram canonizados, mas que levaram uma vida digna. Nos Estados Unidos eles chamam de Dia de Todas as Almas, e celebram com visitas em cemitérios, para ver os túmulos.

Em Criciúma pode ser o último Finados da Somatem como administradora dos cemitérios. Um edital está aberto para a contratação de uma nova empresa. No ano passado a expectativa era a mesma.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito