Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Festa no encerramento dos Jogos Escolares do Colégio Unesc

Evento terminou com entrega de medalhas para turmas campeãs
Por Redação Criciúma, SC, 06/10/2019 - 17:03
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Participar, torcer e descontrair. Estas foram algumas das palavras utilizadas pelos estudantes do Colégio Unesc para descrever os JECOUN (Jogos Escolares do Colégio Unesc) 2019. Em meio a gols, pontos e medalhas, os alunos celebraram, nesta sexta-feira, 4, o encerramento do evento, bem como a entrega de medalhas para as turmas que mais pontuaram durante os três dias de competição. A abertura dos JECOUN ocorreu na última terça-feira, 1, com os primeiros jogos ocorrendo na quarta-feira (02).

A aluna Millena Siquella Sartor, do 3º ano do Ensino Médio, foi uma das que participou do jogo de futsal feminino que encerrou os JECOUN. Mesmo terminando em derrota, a partida agradou a adolescente. “Infelizmente, perdemos, mas o que vale é participar, interagir com os colegas e descontrair”, garantiu. Ela também vai levar os JECOUN como mais uma das boas lembranças que obteve no Colégio Unesc. “Como estou no 3º ano, esta é a útlima edição que participo, e vai ficar na lembrança, pra encerrar minha trajetória no Colégio com chave de ouro”, pontuou Millena.

Jogos aprovados pelos estudantes

Quem também participou de diferentes modalidades nos JECOUN foi a Fernanda da Luz Zilli e sua colega, a Manuela Borges Cechela. Alunas do 8º ano do Ensino Fundamental, elas acreditam que a organização dos jogos permitiu maior participação dos estudantes. “Foi tudo muito bem organizado, com as competições justas já que dividiram o ensino médio e o fundamental”, apontou Fernanda. “E neste ano ainda pudemos participar de todos os jogos, já que tivemos menos modalidades, além de nos empolgarmos com a cerimônia de abertura, que animou toda a turma para participar”, completou Manuela. 

Também aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, Eliel Borges Santana acredita que a distribuição dos jogos entre os três dias de competição facilitou a imersão e a diversão dos estudantes em cada partida. “Os Jogos foram divertidos, tudo bem organizado e distribuído, cada dia do evento com suas modalidades”, parabenizou o estudante, que pode participar das modalidades de Pique-Bandeira, Vôlei, Basquete, Futsal e Jogos Digitais.

Modalidades escolhidas em conjunto

Todas as modalidades disponíveis para participação nos JECOUN foram selecionadas com a participação dos estudantes. O professor de Educação Física do Colégio Unesc, Márcio Evaldt, foi quem organizou o evento, selecionando as modalidades mais desejadas pelos alunos. “Pensamos em inserir um número ideal de modalidades, que são 11, para que todos pudessem encontrar as que gostariam de jogar e participar dos jogos”, explicou o docente.

O ambiente construído foi de competição, mas também de união e compreensão. “Buscamos criar um espaço para que todos pudessem se sentir acolhidos e à vontade para participar, bem como se aproximar as regras tradicionais utilizadas em cada uma das modalidades, tais como no Futsal, Vôlei, Natação, Queimada e Basquete”, exemplificou Márcio, que também agradeceu o apoio do professor de Metodologia de Futebol e Futsal do curso de Educação Física da Unesc, Bruno Dandolini Colombo.

Parceria entre Colégio e Universidade

Levando o conhecimento para fora da sala de aula, Colombo pode ensinar aos acadêmicos de Educação Física que participaram dos JECOUN as regras do futsal, permitindo uma aproximação prática da disciplina através da parceria com o Colégio Unesc. Nos preparamos para participar dos JECOUN, servindo como uma prática de arbitragem e ainda contribuindo com o fomento do espirito esportivo e de equipe no Colégio Unesc”, argumentou Colombo. “Foi uma experiência significativa e única”, garantiu”

A coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas, avalia o evento como extremamente positivo. “Foram 3 dias de jogos com muita integração, alegria entre as turmas e competição, pois os alunos são competitivos, mas de forma saudável, colaborativa, cooperativa entre as turmas”, observou. “Percebemos que os alunos demonstraram felicidade com a integração e a diversão, o espírito de respeito, liderança e colaboração que os jogos trouxeram”, completou Carina.

Quem também tirou boas avaliações dos JECOUN foi a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires. Para ela, os jogos proporcionaram momentos de alegria, empenho e esforço para os estudantes. “Tudo ocorreu de uma forma saudável e respeitosa”, ressaltou. Ela também agradeceu a parceria com o professor Bruno Colombo, bem como a presença dos acadêmicos do curso de Educação Física na arbitragem e acadêmicos do curso de Enfermagem no pronto atendimento do evento.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito