Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens é celebrada em Araranguá

Festividade é considerada a maior do Sul do Estado
Por Redação Araranguá, SC, 04/05/2022 - 20:16
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Santuário Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá, celebrou nesta quarta-feira (4), dia da padroeira da cidade, sua romaria e festa. Considerada a maior festividade religiosa do Sul do Estado e patrimônio cultural de natureza imaterial do povo araranguaense, é a paróquia mais antiga da Diocese de Criciúma, com uma caminhada de 174 anos de evangelização.

Pela manhã, foi celebrada a missa solene, às 10 horas, presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelo bispo emérito de Montenegro, Dom Paulo Antônio de Conto, o reitor, padre Maxssuel da Rosa Mendonça, e diversos padres. "Tudo o que vimos aqui são coisas que o povo faz com o seu coração para honrar Nossa Senhora, que intercede e acolhe a todos junto ao seu filho Jesus Cristo", disse Dom Jacinto durante sua homilia. "Temos essa admiração pela mãe de Cristo, que faz a nossa fé ser transformada, que assim como o seu filho transformou a água das talhas em vinho, todos possam dar sentido a sua existência", completou o epíscopo.

Chegada da imagem completa 150 anos

A festa também marcou os 150 anos de chegada da imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens na cidade de Araranguá, em 1872, através da embarcação Jovita. A imagem de madeira, com 160 centímetros de altura, é uma obra expressiva de arte sacra, estreitamente vinculada à história e evolução da cidade, foi talhada na cidade de Salvador, na Bahia. Um museu, no Centro Pastoral, conta mais detalhes sobre a história da imagem e guarda os vestidos e objetos utilizados durante as festividades ao longo dos anos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito