Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Família Scarduelli promove encontro neste fim de semana

Cerca de 300 pessoas devem se reunir no Parque Ecológico do Maracajá
Por Redação Criciúma, SC, 18/11/2022 - 22:01
Foto: Álbum da Família Scarduelli/ Arquivo
Foto: Álbum da Família Scarduelli/ Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O 13° Encontro da Família Scarduelli será realizado neste sábado (19), tendo como sede principal das festividades o Parque Ecológico do Maracajá. Cerca de 300 pessoas irão se reunir para o evento, a maioria de Santa Catarina, mas estão sendo aguardados membros da família que vivem nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

O último Encontro da Família Scarduelli ocorreu em 2017, no Meleiro. O 13° estava marcado para ocorrer em maio de 2020, mas foi cancelado devido à pandemia da Covid-19. “A edição deste sábado, assim como as anteriores, tem como objetivo celebrar os quase 150 anos da imigração Scarduelli no Brasil”, conta orgulhoso o empresário aposentado Dorvalino Scarduelli, 84 anos e que participou da organização de todos os encontros, sendo o primeiro em 1995, também no Maracajá. De lá pra cá, o encontro já ocorreu em nove cidades, entre elas Criciúma, Bagé, Curitiba e Florianópolis.

Os Scarduellis já estão no Brasil há mais de seis gerações, tendo os primeiros integrantes chegado em maio de 1877, sendo originários da comuna de Moglia, localizada na província de Mantuva, que por sua vez pertence à região da Lombardia e se localiza no norte da Itália. Na época, a Itália que havia sido unificada há menos de uma década, vivia em situação de miséria. A vida no campo era dura, o que forçou muitas famílias a optarem pela imigração além do oceano, tendo nas Américas, o Brasil sido um dos principais solos de recepção dessas famílias.

A programação do Encontro da Família Scarduelli se inicia às 10h, com uma missa na igreja Matriz de Maracajá. Depois, toda a programação é no Parque Ecológico. Começa com almoço típico italiano às 12h. Na sequência, haverá apresentação de grupo musical, sorteio de brindes, café da tarde e a definição do próximo encontro. O encerramento vai se dar por volta das 17h.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito