Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Falta de renovação em licença ambiental emperra obras na Serra do Faxinal

Documento deveria ter sido renovado no ano passado e novo estudo custaria R$ 1 milhão
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 21/05/2019 - 08:28 Atualizado em 21/05/2019 - 08:31
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A falta de renovação em uma licença ambiental vai atrasar as obras na Serra do Faxinal, na SC-290. Era necessário que a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade fizesse o procedimento junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Essa licença ambiental deveria ter sido renovada no ano passado.

“Aquela Serra é uma longa história. Ontem os prefeitos do Sul estavam reunidos e pediram que eu conversasse com o secretário Carlos Hassler e com o Ibama. Para liberar precisa apresentar um novo estudo que custa R$ 1 milhão. O secretário precisa vir em Brasília e explicar que houve um erro do Governo do Estado”, disse a deputada federal Geovania de Sá (PSDB), em entrevista ao Programa Adelor Lessa.

Conforme a deputada, as obras não devem ser concluídas até 2020. Caso seja necessário um novo estudo, este terá algumas etapas até ser entregue e aprovado pelo Ibama. O prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, disse que a região aguarda pela obra há mais de 30 anos, frisou ainda que em cinco meses as conversas com o Governo do Estado foram mais produtivas do que nos últimos anos.

“Isso apenas precisava ser renovado, sem o investimento de dinheiro público. Não é possível que os órgãos ambientais exijam investimento em cima de um estudo que já estava feito. Um custo desse e o tempo, impacta em algo que ninguém aguenta mais falar. Uma burocracia dessas impedindo que a vida das pessoas possa melhorar”, reclamou.

Situação da Via Rápida

A deputada conversou ainda sobre a situação da rodovia que liga Criciúma a BR-101. “Quando a gente colocou a questão da Via Rápida, com as suas roçadas, ele disse que o município teria que manter. Disse que por enquanto não haveria nenhuma previsão e nos trouxe o planejamento que a Secretaria fez, que seria através dos consórcios”, afirmou Geovania.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito