O governo dos Estados Unidos suspendeu temporariamente a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. A informação foi divulgada pela emissora norte-americana Fox News nesta quarta-feira (14).
Ainda não há confirmação oficial se vistos de turismo também serão afetados. A medida teria sido determinada pelo Departamento de Estado dos EUA, que até o momento não se pronunciou oficialmente.
LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA:
- EUA batem recorde e revogam mais de 100 mil vistos sob governo Trump
- Vagner Espíndola será presidente da Amrec a partir de fevereiro
Segundo um memorando obtido pela Fox News, o congelamento entra em vigor em 21 de janeiro, sem prazo para acabar, e tem como objetivo revisar os critérios atuais de concessão de vistos.
Além do Brasil, países como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia estariam na lista. Procurada, a Embaixada dos EUA no Brasil afirmou não ter sido notificada oficialmente sobre a restrição, e o Itamaraty não respondeu.
A decisão segue uma linha mais rígida adotada pelo governo de Donald Trump em relação à imigração. Em 2025, os EUA já haviam ampliado exigências para vistos de estudantes, incluindo a análise de redes sociais.
Especialistas avaliam que, ao longo de 2026, novas restrições devem ser anunciadas, ampliando o controle sobre a entrada de estrangeiros no país.
Com informações do G1
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!