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Estudo identifica 1,7 mil oportunidades de exportação para SC

Informação está no perfil exportador catarinense, lançado pela Apex-Brasil, nesta quarta-feira
Por Redação Florianópolis, SC, 11/03/2020 - 15:09
Foto: Dâmi Radin / Fiesc
Foto: Dâmi Radin / Fiesc

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Estudo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) identificou 1,7 mil oportunidades para as exportações de Santa Catarina, nos cinco principais destinos dos embarques do estado: China, Estados Unidos, Argentina, México e Paraguai. Os dados estão na publicação “Santa Catarina – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos 2020”, apresentada pela Apex durante seminário promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta quarta-feira, 11, em Florianópolis. Máquinas e equipamentos; moda, higiene pessoal e cosméticos; metalurgia e produtos de metal; produtos de borracha e de material plástico e produtos químicos estão entre os segmentos com maior potencial de ampliar as vendas ao exterior.

“Estamos empenhados em melhorar nossos números substancialmente. Temos diversificação industrial e produtos de qualidade, tecnologia, prazo e preço globais”, afirmou a presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante. No encontro, ela também destacou o Programa de Internacionalização da entidade, o Intercomp (International Competitiveness), que neste ano vai realizar um conjunto de ações em parceria com a Apex-Brasil e Sebrae-SC. Entre elas, destacam-se 25 eventos de internacionalização, 22 capacitações em comércio exterior, 18 missões internacionais e 16 seminários de inteligência comercial. “É um esforço concentrado em promover a internacionalização. Entendemos que internacionalização é sinônimo de competitividade. Nosso esforço está voltado para promover um olhar para dentro das empresas e dizer ao empresário que ele tem uma série de instituições que podem trabalhar com ele”, afirmou Maria Teresa.

O analista de inteligência comercial da Apex, Pedro Piá de Andrade, disse que para mapear as oportunidades foi utilizada uma metodologia que selecionou os cinco destinos mais atrativos, considerando os principais importadores de produtos catarinenses e os importadores com uma pauta mais diversificada. Ele salientou que a China, apesar de ser o principal destino das exportações do estado, tem a pauta concentrada em poucos produtos e em poucos setores. “No caso dos Estados Unidos, essa pauta se divide em mais produtos manufaturados e é mais parecida com o perfil catarinense como um todo”, explicou. Segundo ele, o Paraguai é um destino que concentra o maior número de oportunidades.

Pedro destacou ainda que o estudo, além de mapear as principais oportunidades para as exportações catarinenses, também identificou setores com baixo desempenho exportador, mas com grande potencial para expandir. Foram selecionados sete segmentos com maiores chances de negócios para o estado no exterior. Dentre eles, destacam-se cinco atividades: “confecção de artigos do vestuário e acessórios”; “fabricação de artefatos têxteis, exceto vestuário”, “fabricação de artigos de cutelaria, de serralheria e ferramentas”, “fabricação de bebidas alcoólicas” e “fabricação de instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos”.

Ainda no encontro, o representante do Escritório Sul da Apex-Brasil, Márcio Guerra de Carvalho, detalhou outras ações que a entidade vai promover ao longo do ano que podem beneficiar as empresas da região.

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