Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estudantes de Criciúma criam projeto que pode reduzir gastos públicos em pintura de faixas no trânsito

Equipe de quatro alunas do Sesi foi selecionada para participar de etapa regional de Torneio de Robótica
Por Redação Criciúma, 08/02/2020 - 16:15 Atualizado em 08/02/2020 - 16:17
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma equipe de quatro alunas do SESI de Criciúma, com idades entre 12 e 15 anos, criaram um projeto que pode ajudar a reduzir gastos públicos com manutenção da sinalização horizontal das vias, como faixas de pedestres. A iniciativa é uma das soluções tecnológicas selecionadas para participar da etapa regional do Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL) 2020, neste sábado, 8.

Os melhores times desta etapa garantem vaga na disputa nacional, que será realizada em São Paulo de 6 a 8 de março. Em Santa Catarina, 37 equipes de escolas públicas, privadas e da rede SESI SENAI participam do torneio, representando 23 municípios. 

Mentora da equipe ‘Carvoeiros Robots’, a estudante Ana Julia Esmeraldino, de 15 anos, conta que a ideia surgiu a partir de pesquisas junto à administração pública da cidade. De acordo com a aluna, membros da Comissão de Obras informaram que o município tem um alto custo para manter as faixas de pedestres pintadas e pediram sugestões para baratear esse serviço.

“Começamos a pesquisar um novo jeito de fazer com que a pintura da faixa tivesse maior durabilidade. Entramos em contato com vários profissionais e um deles, que mora nos Estados Unidos, disse que as ruas de lá eram de concreto, não de asfalto. Descobrimos, então, que poderíamos usar concreto pigmentado, que já tem a cor da sinalização”, explica.

Além de Ana Julia, Sofia Ferreira (12), Beatriz Dutra (14) e Julia Colombo (13), são as estudantes que compõem a equipe responsável pelo projeto. O instrutor de robótica do SESI de Criciúma e técnico da equipe, Cleber Marinho Júnior, se mostra orgulhoso por dirigir um grupo empenhado.

“Estou muito feliz e realizado por estar à frente dessa equipe de robótica. O que nos deixa muito contente é essa busca dos nossos alunos pelo conhecimento. Muitas pessoas acham que é brincadeira, mas tudo é levado muito a sério”, afirma o professor.

A competição

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League reunirá 100 equipes formadas por estudantes de 9 a 16 anos e promove disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, em sala de aula. O objetivo é contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais exigidas dos jovens.

O diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol, ressalta que a elaboração dos projetos estimula a autonomia e o trabalho em equipe e contribui para a formação profissional dos alunos. “A questão do empreendedorismo é a base de todo o processo. Nesse torneio, uma das avaliações que é extremamente importante é a capacidade de empreender, de buscar coisas novas, de fazer com que o produto seja desenvolvido”, atesta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito