Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Estelionatos virtuais aumentam mais de 195% em SC 

Dados constam no anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 29/06/2022 - 11:13 Atualizado em 29/06/2022 - 11:33
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O número de estelionatos virtuais aumentaram expressivamente em Santa Catarina entre 2020 e 2021, segundo os dados mais recentes do anuário do Fórum Nacional de Segurança Pública. Os golpes por meios eletrônicos, no ano passado, tiveram um acréscimo de 195,3%, em comparação com os últimos 12 meses anteriores. As principais vítimas são as pessoas idosas. 

Em 2020, foram registrados 2.429 casos de estelionatos virtuais em Santa Catarina. Um ano depois, os números alçancam a marca de 7.174. "Essa é a fraude mais terrível, feita por meios de comunicação, redes sociais, telefones celulares e computadores", alerta o delegado da 1º Delegacia de Polícia de Criciúma, Jorge Giraldi. 

Diariamente, os criminosos inovam no intuito de levar alguma vantagem. “O estelionatário possui a arte de enganar pessoas desavisadas”, comenta. “É muito difícil a recuperação desses valores, pois o dinheiro é transferido e o golpista já saca o dinheiro em seguida”, ressalta.  

"Um golpe muito comum e que as pessoas de Criciúma têm caído bastante, é aquele que se passam pelo filho ou neto da vítima, dizendo que trocou ou está com problemas no celular, e pedem para fazer um depósito", detalha Giraldi. "Eu digo para as pessoas, use uma senha para saber de certeza que você está falando com o parente ou, então, que trata-se de um estelionatário", enfatiza. 

Em casos de estelionato virtual, a pena é de quatro a oito anos de reclusão. 

 

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito