Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Estátua em homenagem a Zé Diabo é inaugurada em Orleans

Cerimônia ainda faz parte das comemorações dos 108 anos do aniversário de Orleans
Redação
Por Redação Orleans, SC, 06/09/2021 - 17:38Atualizado em 06/09/2021 - 17:38
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O artista José Fernandes, conhecido como Zé Diabo, falecido em 2017 com 87 anos, ganhou uma estátua de aproximadamente três metros de altura, que foi inaugurada na tarde desta segunda-feira, dia 6, em Orleans. A homenagem está localizada na área onde estão esculpidas as Esculturas do Paredão, uma das obras mais reconhecidas do artista.

A cerimônia ainda faz parte das comemorações dos 108 anos do aniversário de Orleans e foi realizada pela prefeitura de Orleans. A viúva, Eunice Debiazi Fernandes, com 87 anos, esteve presente junto com os filhos Fernando e Joel, e os netos Bruno e Erica. O filho Joel, 56 anos, que trabalhou junto com o pai na obra das Esculturas do Paredão durante 10 anos, não esconde a emoção ao ver a estátua e ao relembrar das inspirações do pai. “Muitas vezes eu servia de modelo para ele. É gratificante tudo isso”, revela emocionado.

A estátua foi confeccionada pelo artista Paulo Afonso Pereira, que levou dois meses para terminar o trabalho. “Estou muito feliz”, disse a viúva Eunice Debiazi, agradecendo a homenagem. O reitor do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e presidente da Febave, Guilherme Valente de Souza, esteve na cerimônia e enfatizou a importância do reconhecimento. “É uma forma de eternizar a nossa história”, disse.

O prefeito de Orleans, Jorge Koch, disse que a administração vem procurando resgatar cada vez mais a história do município. “Quem olhar a estátua, vai lembrar seu José Fernandes”, afirmou. O prefeito ainda revelou que pretende fazer ainda mais uma estátua. “Queremos ainda uma estátua dos tropeiros, lá na comunidade de Três Barras. Eternizando a história de Orleans”, declarou.