Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estado reforça atuação integrada para período mais crítico de chuvas em Santa Catarina

Até o momento, o CBMSC atendeu 131 ocorrências relacionadas
Por Redação Criciúma, SC, 06/10/2023 - 17:31
Foto: Eduardo Valente/GovSC
Foto: Eduardo Valente/GovSC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres, o Cigerd, da Defesa Civil de Santa Catarina passou a operar no Nível 2 – Código Laranja – na tarde desta quinta-feira (5), em atendimento às ocorrências relacionadas às chuvas intensas. A partir de agora, o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) vai trabalhar junto até o final do período de risco por causa das chuvas. Todos estão de prontidão para atender no que for relacionado ao seu campo de atuação. A frente é formada pelas Secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Administração Prisional e Saúde, além do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Casan e Celesc.

Na tarde desta quinta, o governador Jorginho Mello esteve reunido com prefeitos do Alto Vale do Itajaí, em Rio do Sul, e ressaltou que o Estado segue no trabalho de pronta resposta auxiliando, especialmente, famílias mais vulneráveis. “O momento é de alerta e temos que unir nossas forças. Enquanto o Governo do Estado trabalha para socorrer a população, nós precisamos que as pessoas se protejam, sigam as orientações da Defesa Civil, dos bombeiros militares e procurem ajuda sempre que necessário”, frisa.

Atendimento pelo Corpo de Bombeiros Militar

Até o momento, o CBMSC atendeu 131 ocorrências relacionadas com as chuvas intensas e volumosas que atingem SC desde a terça-feira, 03. As cidades que mais registraram ocorrências foram: Rio Negrinho, São Bento do Sul, Tangará, Curitibanos, Erval Velho e Rio do Sul, sendo os alagamentos e retirada de pessoas ilhadas as mais recorrentes.

A previsão indica maior volume de chuva entre sexta-feira e domingo, portanto a população deve ficar atenta, principalmente por conta do solo encharcado e o risco de deslizamentos de terra. Todas as equipes especializadas do CBMSC, as Forças-Tarefa, estão em estado de sobreaviso, garantindo agilidade no acionamento, quando necessário. Em caso de emergência deve ser acionado o telefone 193 do CBMSC.

Educação

A Secretaria de Estado da Educação SED informa que todas as Coordenadorias Regionais de Educação estão orientadas a seguir as recomendações das autoridades locais municipais. Hoje, 46 municípios estão com aulas suspensas.

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde está atuando com orientações à população sobre medidas de prevenção contra doenças; monitoramento das doenças de notificação compulsória (leptospirose, acidentes por animais peçonhentos); levantamento da situação dos municípios através do Vigidesastres.

Assistência Social abre abrigos para atender famílias

A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) segue monitorando a situação das chuvas no estado e está orientando os municípios atingidos. No início da tarde desta quinta-feira, 5, pelo menos 13 cidades de Santa Catarina já haviam aberto abrigos. A situação mais preocupante é no Alto Vale do Itajaí.

O município de Rio do Sul é o que possui neste momento mais pessoas desabrigadas. A cidade conta com oito abrigos onde estão 166 pessoas. Os números estão em constante atualização. Na região, as cidades de Lontras, Laurentino, Ituporanga, Presidente Getúlio e Rio do Oeste também já contam com abrigos para receber a população que teve que deixar suas casas devidos aos alagamentos.

Uma sala de situação foi aberta na SAS e uma equipe técnica faz contato com a equipe da assistência social de todas as cidades que registraram algum tipo de ocorrência cadastrada orientando sobre abertura de abrigos e também sobre a utilização de recursos estaduais e federais em situações de emergência e calamidade.

Casan trabalha na recuperação de sistemas

A CASAN mantém suas equipes em alerta máximo para monitoramento de mananciais e recuperação de estruturas comprometidas pelas fortes chuvas em Santa Catarina. Em todas as cidades afetadas, a Companhia orienta uso racional da água, com prioridade a atividades de alimentação e higiene.

Celesc

A Celesc está atuando em todas as regiões para manter a rede elétrica em funcionamento e reforça dicas de segurança para evitar tragédias durante as tempestades.

Confira as dicas

  • Durante ventanias e temporais, evite ficar próximo a postes de energia elétrica e árvores. Assim você evita choques, que podem acontecer por descargas atmosféricas;
  • Evite tomar banho de chuveiro elétrico quando houver raios;
  • Não atravesse áreas alagadas que possam ter fios elétricos caídos;
  • Não se aproxime de fios elétricos caídos;
  • Após inundações, chame um profissional para revisar as instalações elétricas;
  • Mesmo sem energia elétrica, por segurança, considere a rede energizada e mantenha-se a uma distância segura dos fios de energia.

Caso haja falta de energia elétrica, o consumidor pode informar a Companhia de forma rápida e prática pelo aplicativo Celesc, disponível na App Store (http://bit.ly/appCelesciOS) e no Google Play (http://bit.ly/appCelescAndroid), ou pelo telefone 0800 048 0196, ou pela Agência Web no site www.celesc.com.br.

Previsão do tempo para os próximos dias

Devido ao acumulado das chuva ocorridas no estado e a previsão de chuvas persistentes para os próximos dias, o estado apresenta o nível de Alerta e Atenção para deslizamentos de terra.

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que a população fique em alerta para sinais de movimentação no solo, como inclinação de arvores, postes e muros, trincas no solo e nas residências, além de estalos nas encostas e sinais de água vertendo da encosta.

Nestes casos recomenda-se procurar local seguro e ligar para os órgãos competentes.

  • Defesa Civil – 199
  • Polícia Militar – 190
  • Bombeiro Militar – 193

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito