Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estado recebe os cem primeiros respiradores da WEG

Dos da Veigamed, contratados em março, só 50 chegaram e sob dúvidas. Parte dos da WEG, comprados na semana passada, já estão à disposição
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 26/05/2020 - 17:29 Atualizado em 26/05/2020 - 17:32
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo do Estado recebeu, na tarde desta terça-feira, 26, os primeiros 100 dos 500 respiradores adquiridos junto à empresa WEG. O primeiro lote dos equipamentos foi escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) desde Jaraguá do Sul até a Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis.

O anúncio da aquisição dos respiradores junto à WEG foi feito na última sexta-feira, 22. Na ocasião, a promessa era de entrega dos primeiros 100 nesta semana, o que esta sendo cumprido. Os demais 400 serão repassados ao Estado ao longo do mês de junho. 

“Com as dificuldades que nós temos de comprar respiradores, nós temos essa boa notícia. A importância da atuação empresa, que mudou seu escopo de produção é fundamental. Isso vai ajudar a salvar muitas vidas. A distribuição desses aparelhos seguirá um planejamento, a partir dos resultados que cada região apresentar”, disse o governador Carlos Moisés, quando do anúncio. As tratativas com a WEG se estenderam por mais de um mês. “São equipamentos que ajudarão a equipar mais leitos de UTI e auxiliarão em nosso objetivo de que nenhum catarinense fique sem o tratamento adequado durante essa pandemia”, reforçou o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro.

Equipe da PRF e da Secretaria de Saúde na entrega dos equipamentos

Enquanto isso, os equipamentos comprados junto à Veigamed ainda não estão ao dispor. Os primeiros 50 que chegaram da China seguem estocados no aeroporto de Florianópolis e não há certeza de que estarão aptos ao uso nos hospitais catarinenses. Esses aparelhos estão no centro da investigação da CPI dos Respiradores, na Assembleia Legislativa, já que R$ 33 milhões foram empregados na aquisição de 200 unidades. Os demais 150 que ainda não chegaram ao Brasil estariam ingressando na linha de produção na China, sem previsão de entrega.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito