Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Especialista dá dicas para evitar que empresas fechem as portas

A maioria das startups brasileiras falem em dois anos; entenda o porquê
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 15/08/2022 - 17:04 Atualizado em 15/08/2022 - 18:05
Foto: Reprodução/ Pexels
Foto: Reprodução/ Pexels

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Toda empresa nasce do sonho de um empreendedor em ter o próprio negócio. Para o tornar realidade, o empresário assume a administração e, no seu ritmo, tenta construir algo sólido e rentável para não falir. À medida que a marca cresce, o proprietário pode perder o controle financeiro. Para o gestor de fundos e especialista em valuation (cálculo de valor da empresa), Thiago Raymon, essa falha se dá no início do processo.

“Se isso acontece, é porque grande parte das empresas que nascem não tem valor. Você pode ter lucro, mas não tem o risco que você exige para aquela empreitada. Análise não é lucro, análise é o valor todo exigido dado àquele risco”, salienta o analista. “Mais de 90% das empresas, em dois anos, mal sobrevivem, então por que você vai sobreviver?”, completa.

Quais passos seguir na criação de uma empresa

Raymon explica que a montagem de uma startup começa com a definição do produto; de que forma esse produto será colocado a diante; qual o público-alvo; as vantagens, desvantagens e concorrentes da sua empresa; enfim, um plano de negócios. Isso vai fazer seu planejamento financeiro.

Ele ainda ressalta que, no processo de valuation, o valor em si é a coisa menos importante. “O importante no valuation, é o momento em que o empreendedor vai colocar metas e definir como vai andar. Isso vai evoluindo e, no final, a gente vai entendendo, dado essas expectativas de fluxo de caixa para o futuro, quais as minhas despesas, como vou vender esse produto”, frisa. 

Resultados que atraem investidores 

No final deste processo, é possível chegar a um fluxo de caixa e, com isso, definir um valor final para uma startup, que deve atrair investidores. Mas, é importante ressaltar, que qualquer valuation nunca estará 100% certo. Só não se sabe se o valor muda para mais ou para menos. “A única certeza que a gente tem é que o cálculo está errado!”, disse o especialista.

A importância de seguir todos esses passos de organização antes de abrir uma startup, é que esse cálculo vai refletir no futuro da empresa. “Quanto mais incerto o futuro, mais arriscado ele é, e quanto mais arriscado, mais o investidor vai fugir daquela startup. Então tem todo esse balanço que a gente faz para estipular um valor e até para o próprio investidor decidir se ele vai investir”, pontua Raymon.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito