Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Especialista dá dicas de como abrir seu próprio negócio 

90% empresas formalizadas em Santa Catarina são ME's e MEI's
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 18/08/2022 - 16:36
Foto: Pexels
Foto: Pexels

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O número de microempresas (ME) e empreendedores individuais (MEI) aumentou em Santa Catarina, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ambas representam 90% das organizações formalizadas. Juntas, elas são responsáveis por 35,1% do Produto Interno Bruto (PIB). A coordenadora e professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Isabela Alarcon, dá dicas de como abrir o seu próprio negócio.  

A pandemia trouxe uma grande oportunidade das pessoas conseguirem empreender, mas muitas acabam não se planejando e trazendo prejuízos para o empreendimento. Por isso, o primeiro passo é criar um plano de negócio.  

“Tem que pensar qual tipo de negócio vai fazer, quais são os custos, que tipo de estabelecimento vai ser feito. Quando se abre um empreendimento, deve ter conhecimento do que você vai começar. Não é simplesmente começar”, comenta Isabela. 

Segundo a professora, uma das partes mais difíceis é a parte financeira, ou seja, saber separar o seu dinheiro pessoal com o do trabalho. “Se começar o negócio com todo o seu dinheiro vai trazer muitos prejuízos em curto prazo”, explica.  

O “modismo” acaba atrapalhando na hora de empreender. “Teve uma época que era muito comum ver lojas fazendo live com desconto nas roupas. Mas o que você está fazendo para se destacar e atrair seus clientes?", ressalta Isabela, “No plano de negócio tem que por também esses detalhes”, finaliza.  

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito