Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Espaços culturais recebem recursos da Lei Aldir Blanc em Forquilhinha

O termo de concessão do subsídio emergencial foi assinado nesta quarta-feira na Prefeitura
Por Redação Forquilhinha, SC, 28/10/2020 - 21:29
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os responsáveis pelos espaços culturais vão receber recursos da Lei Aldir Blanc em Forquilhinha. O termo de concessão do subsídio emergencial foi assinado nesta quarta-feira, 28, pelo prefeito Dimas Kammer, autorizando o repasse para contribuir com as despesas e manutenção do local.  

Foram contemplados oito estabelecimentos com o recebimento do subsídio que poderá ser utilizado no pagamento do aluguel, energia, água, folha de pagamento e demais itens para a manutenção do espaço. O valor total disponibilizado nesta etapa é de R$ 100 mil, a ser dividido entre os beneficiados conforme a média de despesas apresentados por cada um.

O setor foi um dos mais atingidos pela Covid-19, ao ter suas atividades interrompidas durante as medidas de isolamento social impostas pela pandemia. “O recurso emergencial disponibilizado pelo Governo Federal não vai cobrir os prejuízos de vocês, mas certamente traz um alívio para o final do ano”, disse o prefeito Dimas aos presentes.

O Rogério Alvez Falcão foi um dos contemplados pela Lei Aldir Blanc. Ele é proprietário do Circo Ferrari, que se instalou em março no município, e no dia da estreia, dia 17, precisou fechar porque todos os eventos foram proibidos. “Chegamos com 45 integrantes e atualmente estamos em 35 pessoas. Se não fosse a contribuição da comunidade durante este tempo que não pudemos trabalhar, nem sei o que seria da gente. Este auxílio permite uma respirada, mas são tantos os gastos que nem sei por onde começar”, declara.

O gerente proprietário do CTG Tio Chico, Marcel Martins, agradeceu o empenho da administração em buscar o recurso disponibilizado pelo Governo Federal para contribuir com o setor em Forquilhinha. “Realizamos bailes tradicionais há 17 anos, com o envolvimento de colaboradores de até 30 pessoas. Nunca ficamos tanto tempo sem trabalhar e nem receber. O auxílio vai nos ajudar enquanto aguardamos o recomeço”, relata.

Os contemplados pela Lei Aldir Blanc vão precisar prestar contas dos gastos e, em contrapartida, realizar uma atividade em benefício da sociedade. “Na próxima semana devemos publicar um novo edital para a concessão de subsídio emergencial, porém será focado na contribuição para o fomento da cultura”, informa a coordenadora do Departamento de Cultura, Isabela Niehues dos Santos.

Forquilhinha foi uma das primeiras cidades do Sul Catarinense a receber os recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 203.634,51 para ser utilizado conforme o Plano de Ação elaborado pela Secretaria de Cultura e Esporte e aprovado pelo Ministério do Turismo. Previsto em Lei n° 14.017 de 2020, Lei Aldir Blanc, a aplicação dos recursos já foram regulamentadas pelo município.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito