Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Escola municipal de Criciúma está entre as vencedoras do "Prêmio Lume: Escola Referência"

Objetivo do concurso, promovido TCE, é identificar, reconhecer, divulgar e premiar escolas de referência da rede municipal de ensino de SC
Por Redação Criciúma, SC, 04/10/2023 - 19:02
Foto: Arquivo/Decom
Foto: Arquivo/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma possui uma escola municipal entre as vencedoras do “Prêmio Lume: Escola Referência”. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profº. Jairo Luiz Thomazi, do bairro Jardim Angélica, é uma das seis escolas catarinenses finalistas da iniciativa promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Santa Catarina, que visa identificar, reconhecer, divulgar e premiar unidades de ensino da rede municipal que são referências em boas práticas de gestão escolar.

Segundo o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, “a premiação, que tem como principal articulador o TCE de Santa Catarina, demonstra o quanto nossas escolas municipais têm avançado em indicadores de gestão. Por meio do plano de gestão, envolvendo o colegiado, professores e a comunidade escolar, os resultados das escolas estão garantidos”.

Etapas e classificação do Prêmio Lume

A EMEB Profº. Jairo Luiz Thomazi estava entre as três escolas do Sul de Santa Catarinas classificadas para a etapa de pré-qualificação e mérito, que é de caráter eliminatório e classificatório. Durante esta fase do concurso, foram escolhidas 10 escolas públicas municipais com maiores Indicadores de Esforço Não Observado (IEN), a partir de informações extraídas do Painel ICMS Educação, em cada uma das seis mesorregiões de Santa Catarina.

De acordo com o TCE, o IEN considera aspectos variáveis que não são mensurados pelos indicadores educacionais disponíveis, como ambiente escolar salubre, boa relação entre professores e alunos, projetos de professores aplicados na escola ou em sala, boa execução da proposta pedagógica, segurança no entorno da escola, localização da escola, conforto das acomodações, qualidade dos livros didáticos, qualidade da merenda, entre outros.

A última etapa do Prêmio Lume é a de validação, onde a Comissão de Avaliação verificou as evidências que comprovaram os indicadores de classificação levantados a partir de questionários enviados às unidades de ensino e entrevistas, que ocorreram entre os dias 12 e 22 de setembro. Nesta fase, a escola do município de Criciúma se classificou em primeiro lugar.

“É importante destacar que todas as escolas públicas do Estado de Santa Catarina estavam concorrendo a premiação, pois a validação aconteceu por meio de uma plataforma que avalia os indicadores de todas. Assim, ao ter a EMEB Profº. Jairo Luiz Thomazi selecionada e, agora, finalista da premiação, demonstra o quanto estamos no caminho certo. Estamos muito orgulhosos com o resultado, pois, com certeza, é uma premiação da rede municipal”, destaca a coordenadora-geral pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gislene Sala.

Premiação do Prêmio Lume

A entrega do prêmio deve ocorrer durante o 6º Fórum TCE Educação, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro, em Chapecó. As escolas vencedoras de cada mesorregião receberão certificado de reconhecimento e uma placa de premiação, enquanto todas as escolas classificadas na etapa de validação receberão certificado de reconhecimento.

O Prêmio Lume: Escola Referência é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, coordenado pelo TCE de Santa Catarina e pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito