Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

ESCARH termina com reflexões sobre gestão centrada em pessoas e o papel da tecnologia

Evento em Criciúma discutiu a importância da escuta, da confiança e da inovação

Por Redação Criciúma, 19/05/2025 - 17:39 Atualizado em 19/05/2025 - 17:47
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Executivos e especialistas em temáticas relacionadas à gestão de talentos e a transformação digital compartilharam experiências e reflexões no sábado (17), segundo e último dia do Encontro Sul Catarinense de Gestão de Pessoas (ESCARH), na ACIC. As discussões foram pautadas no sentido de orientar as organizações a colocar as pessoas no centro dos planejamentos, da cultura corporativa, da liderança e também sobre o papel da tecnologia nos ambientes profissionais.

A edição de 2025 do ESCARH, evento promovido pela ABRH Sul Catarinense, teve como tema “O Futuro Chegou: Pessoas no Centro da Estratégia”. A programação contou com três palestras e um painel com lideranças empresariais.

A trajetória da Intelbras, uma das maiores empresas de tecnologia de Santa Catarina, foi destacada pelo CEO da empresa, Altair Silvestri na abertura do dia. O relato do case evidenciou como a cultura organizacional e a confiança foram determinantes para que o negócio superasse uma crise e retomasse o crescimento. Ele destacou que a mudança de mentalidade foi fundamental para o avanço da companhia.

Na sequência, o palestrante especialista em tecnologia e RH Marcelo Nóbrega tratou do papel da liderança nos tempos atuais. Segundo ele, o sucesso de uma organização resulta da combinação entre estratégia de negócios, gestão de pessoas e cultura. “As equipes são espelho dos líderes. Para tornar os profissionais engajados e desenvolvê-los, é preciso ser inspiração. E, cada vez mais, buscar conhecer individualmente cada pessoa. Não acredito em geração nem-nem. Para os jovens que estão nessa situação, falta escuta e diálogo para entender quais seus sonhos, porque e por quem eles vivem”, afirmou.

O painel “Práticas na Gestão de Pessoas” reuniu as executivas Aline Enges (CEO da Bebidas Fruki), Astrid Barato (CEO da Carbonífera Catarinense) e Sil Citadin (diretora corporativa da Destak Transportes e da TTK Work Wear), com mediação de Thayni Librelato (presidente do Conselho de Família da Librelato). A conversa enalteceu a relevância do olhar humano nas relações dentro das organizações. As participantes compartilharam experiências de empresas de diferentes segmentos, destacando ações que contribuíram para o aumento do engajamento, melhoria do clima interno, fortalecimento da confiança mútua e do espírito de equipe.

Encerrando o evento, Speed Júnior, gerente de TI da FIESC, conduziu uma palestra bem-humorada sobre o impacto das tecnologias na sociedade e, especialmente, da inteligência artificial. Ele destacou que a IA já está presente no dia a dia das empresas, seja embarcada em ferramentas de mercado ou em soluções específicas para diferentes áreas. Pontuou ainda sobre os desafios em torno desses cenários e que a solução passa pelas pessoas. “Vejo a IA como uma ferramenta para aumentar a capacidade humana, no contexto das pessoas, auxiliando em tarefas, necessidades, busca de informação e experiências, bem como na geração de dados e de conteúdo com melhor qualidade”, disse.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito