Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Equipamento verifica se óculos possuem ou não filtro solar

Lentes com filtros solares ajudam na prevenção de sérios problemas de visão, como a catarata
Paulo Monteiro
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 24/01/2020 - 10:26Atualizado em 24/01/2020 - 10:28
Foto: Paulo Monteiro / 4oito
Foto: Paulo Monteiro / 4oito

Chegado o verão, é muito comum começarmos a usar óculos escuros para que possamos proteger os nossos olhos dos malefícios causados pelo sol. Apesar disso, nem todos os óculos solares e de grau possuem lentes que protegem a nossa vista da tão perigosa e danosa radiação ultravioleta. 

De acordo com o médico oftalmologista, Dr. Henrique Packter, a radiação ultravioleta é a mais prejudicial ao ser humano, podendo causar catarata e outros diversos problemas de visão e, também, de pele. “Parece que estamos todos fadados a usar óculos, o quais ajudam a proteger os olhos do sol. Acontece que, aqueles óculos escuros que não possuem filtro solar são muito mais danosos para os olhos do que simplesmente não usar nada”, explicou o doutor.

Espectrofotômetro sendo utilizado em um óculos com lentes sem filtro solar.

Henrique recomenda que, na hora de comprar um óculos, seja ele de sol ou de grau, que se procure sempre por óticas já consagradas e confiáveis, as quais entregarão um material protegido e com qualidade. Além disso, um determinado aparelho portátil, elaborado pela empresa Zeiss, também ajuda a conferir a presença ou ausência de filtros solares nos óculos. 

“O espectrofotômetro é um material prático e que faz uma verificação da passagem ou não passagem da radiação ultravioleta por entre as lentes”, destacou o doutor. O equipamento é fácil de se transportar e emite a radiação diretamente na lente dos óculos - os quais devem ser colocados sobre o espectrofotômetro. Sendo assim, se a radiação passar pelas lentes e e for refletida no outro lado, o óculos não possui o filtro necessário.