Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entidades empresariais se mobilizam contra Plano de Manejo da APA

Novas regras podem inviabilizar o desenvolvimento econômico de Laguna, diz representante da Acil
Por Clara Floriano Laguna - SC, 24/08/2018 - 11:29
Reunião sobre alteração do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca (foto: reprodução/ Prefeitura de Laguna)
Reunião sobre alteração do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca (foto: reprodução/ Prefeitura de Laguna)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Recentemente foi apresentado o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA), que terá maiores restrições e comprometimentos. Por conta disso, a Associação Empresarial de Laguna (Acil), a CDL e outras entidades da classe estão se mobilizando para que não seja colocado em prática. Isso porque, segundo as entidades, o projeto pode inviabilizar o desenvolvimento econômico e sustentável do município e estacionar construções. O Plano de Manejo deve ser votado até o fim deste mês.

“A Acil de Laguna é uma entre diversas entidades que se mobilizou acerca do Plano de Manejo da APA. A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca foi criada em 2000 e tinha um prazo, por lei, para fazer um Plano de Manejo. Este prazo tinha cinco anos e não foi feito ao longo de 18 anos. Eles resolveram fazer isso e o grande problema é que não discutiram com a sociedade, fizeram oficinas pontuais e consideram isso um amplo debate. Isso não é um amplo debate”, contou Andrey Pestana, advogado vice-presidente da Associação Empresarial de Laguna (Acil).

Pestana acredita que o projeto vai dificultar pesca, turismo náutico, a carcinicultura e até mesmo as usinas eólicas. “Eu não estou entendendo o que o Plano de Manejo pretende com isso. O Conselho Gestor da APA é quem quer aprovar este plano. Esse conselho é formado por entidades das mais diferentes participações como ONGs, universidades, entidades e existem sim representantes de entidades empresariais, mas tem participação bem menor que as outras”, esclareceu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito