Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Energia elétrica inicia 2026 sem custo extra para os brasileiros

Anúncio da Aneel confirma cenário de segurança energética

Por Maryele Cardoso Criciúma, SC, 24/12/2025 - 09:12 Atualizado há 3 minutos
Aneel confirma que não haverá cobrança extra na conta de luz graças à estabilidade dos reservatórios. Foto: Arquivo/4oito
Aneel confirma que não haverá cobrança extra na conta de luz graças à estabilidade dos reservatórios. Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A conta de energia elétrica dos brasileiros começará o ano de 2026 sem custo adicional. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, em janeiro, será aplicada a bandeira tarifária verde, o que afasta a cobrança de taxas extras na fatura dos consumidores.

Segundo a Aneel, apesar de o período chuvoso ter começado com volumes abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro registraram, de forma geral, a manutenção das chuvas e dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas no país. O cenário contribuiu para maior equilíbrio no sistema de geração de energia.

LEIA MAIS

Com isso, em janeiro, não será necessário acionar as usinas termelétricas na mesma proporção observada em meses anteriores, evitando o repasse de custos adicionais à população. Essas usinas têm geração mais cara por utilizarem combustíveis fósseis, o que impacta diretamente o valor da conta de luz quando são amplamente acionadas.

Conta de luz não terá cobrança extra em janeiro. Foto: Arquivo/4oito

Em dezembro, os consumidores já haviam percebido uma redução na tarifa, com a mudança da bandeira vermelha patamar 1 para a amarela. A alteração reduziu o acréscimo de R$ 4,46 para cerca de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O Ministério de Minas e Energia destacou que a bandeira verde indica um cenário de segurança energética, no qual não há necessidade de acionamento intensivo das termelétricas. Apesar do crescimento de fontes renováveis, como a solar e a eólica, a geração hidrelétrica segue como a base do sistema elétrico nacional, dependente do volume de chuvas nas principais bacias hidrográficas.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza os custos variáveis da geração de energia no Sistema Interligado Nacional. Quando a bandeira é verde, não há acréscimo na conta de luz; as bandeiras amarela ou vermelha indicam cobranças extras, conforme as condições de geração.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito