Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Endometriose: Saiba mais sobre a doença que acomete a cantora Anitta

Beatriz Milanese, ginecologista de Criciúma, tira dúvidas sobre a condição que atinge 10% das mulheres no Brasil
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 15/07/2022 - 16:03 Atualizado em 15/07/2022 - 16:12
FOTO: Sora Shimazaki / Pexels
FOTO: Sora Shimazaki / Pexels

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A cantora Anitta relevou nesta semana, em seu twitter, que foi diagnosticada com endometriose. O anúncio trouxe um alerta às mulheres que também sofrem com fortes dores devido à condição.

A doença é caracterizada pelo formação de um tecido que reveste o útero e cresce fora dele. Essa pele pode estar presente nos ovários, trompas de falópio ou intestinos. De acordo com a ginecologista Beatriz Milanese, 10% das mulheres brasileiras são acometidas pela condição. 

É uma doença benigna, mas que prejudica a qualidade de vida da mulher. Os sintomas mais comuns são dor e menstruação irregular, porém, é possível se manifestar de diversas maneiras, como através da disuria, que é um desconforto ou dor na hora de urinar. Durante o período menstrual, a condição piora, simulando uma infecção urinária. 

A ginecologista explica que existe certa negligência para o reconhecimento da endometriose. “A Anitta foi uma vítima desse problema, com um atraso de nove anos pra descobrir o que causava as dores. Esse atraso acontece no mundo todo, não só no Brasil”, comenta. 

Deve-se prestar atenção aos sintomas, uma vez que a doença é progressiva. “Quando a mulher vai no médico, muitos vão invalidar a dor dela dizendo que cólica é normal na menstruação, mas não é. O normal é passar o período normal sem dor. Cerca de 60% dos casos de endometriose são descobertos no toque vaginal, então desconfie daqueles médicos que não te examinam”, ressalta Beatriz. 

Principais sintomas da endometriose:

  • Cólicas menstruais de forte intensidade;  
  • Periodo menstrual irregular;
  • Dores durante as relações sexuais; 
  • Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação.   

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito