Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Empresas aguardam normas para volta do transporte

Governador vai liberar municípios e regiões para deliberar sobre flexibilização. Em Criciúma, já há decreto com orientações
Denis Luciano / Marciano Bortolin Criciúma, SC, 27/05/2020 - 15:29 Atualizado em 27/05/2020 - 15:31
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Embora o governador Carlos Moisés tenha dado esperanças para o setor de transporte público, com a informação anunciada nesta quarta-feira, 27, de que os municípios e regiões estarão liberados para deliberar sobre retomada dos serviços a partir da próxima segunda-feira, 1, lideranças do segmento ainda seguem preocupadas. "Não sabemos de nada. O governador não abre nada. Não passou as normativas pretendidas para a liberação do transporte", apontou o presidente da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), Everton Trento. 

Confira também - Governador autoriza flexibilização da quarentena pelos municípios

Enquanto isso, o setor continua em dificuldades, com as empresas paralisadas faz dois meses. Trento revelou que 2,2 milhões de passageiros já deixaram de ser transportados, o que gera um grande impacto negativo para a operação das empresas. "Temos mais de 90% dos nossos mais de 500 funcionários das empresas da ACTU em suspensão de contrato", lembrou.

Ainda sobre os critérios para voltar ao trabalho, a ACTU ajudou na elaboração de uma planilha com recomendações de convivência, controle de quantidade de passageiros nos ônibus e respeito às normas de distanciamento social e proteção constante, para que o Estado trabalhasse em um caderno de encargos para as empresas. “Tivemos que enviar uma planilha para o Governo do Estado que eles têm que aceitar, mas até agora não recebemos nenhum retorno”, observou. "Cada região terá uma normativa conforme os seus casos de Covid-19. E como aqui na região os números são expressivos em relação ao resto do estado, estamos na expectativa do que nos será repassado", sublinhou.

No dia 12 de abril a prefeitura de Criciúma editou um decreto no qual especificou normas para a volta do transporte, quando ocorrer. Entre as propostas, 50% das rotas e horários com no máximo 50% da lotação dos ônibus, álcool gel nos veículos e uso de máscaras por motoristas, cobradores e passageiros.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito