Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Empreendedorismo e criatividade no último dia de Unesc Summit

Sábado contou com palestra, workshop e oficina
Por Redação Criciúma - SC, 14/04/2019 - 16:06 Atualizado em 14/04/2019 - 16:10
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Como somar ideias e ações para começar a empreender? Foi perguntas como está que o Unesc Summit buscou responder, durante um sábado (13) voltado a criatividade e ao conhecimento. O evento iniciou na sexta-feira (12), com uma conversa sobre economia criativa. Leia aqui. Na manhã de sábado, no Auditório Edson Rodrigues, a farmacêutica e instrutora formada pelo Mindfulness Trainings International, Fernanda Nath Garcia Neto, compartilhou sua experiência na palestra "Mindfullness – A chave para o manejo das distrações".

"Nunca se viveu momentos tão acelerados e de mudanças rápidas de realidade como agora. São informações acumuladas, acesso fácil a distrações e uma busca pessoal constante por conquistas. O resultado é o cérebro sempre em movimento", explica a palestrante.

Fernanda conta que está realidade, além de ser uma barreira ao foco, pode causar problemas de saúde mental. Segundo ela, pesquisas apresentam dados onde nove entre 10 pessoas demonstram ansiedade e 47% dos participantes tiveram sintomas de depressão. "No local de trabalho, por exemplo, a ansiedade e a depressão se somam, ocasionando uma barreira de criatividade, concentração e até dificuldade para desenvolver tarefas simples. As pessoas estão presentes, mas não aptas a produzir", esclarece.

Mindfullness como ferramenta de atenção

A rotina, de horários e ocupações, leva o corpo a um piloto automático, que recebe estímulos de memórias e padrões que removem o foco do contexto inserido e mecaniza as ações. Para buscar o sucesso dentro desta realidade, a instrutora explica que a receita é simples e passa pela busca constante da consciência momentânea do presente, lidando com distrações e estímulos memoriais.

"O Mindfullness está dentro de nossa mente, temos apenas que encontrar esta capacidade de escolher o agora como objeto de atenção plena. Também é importante ter consciência de si e suas capacidades, sabendo que o corpo precisa de descanso, não apenas dormir, mas longe de distrações, como o celular", destaca.

Os quatro passos para a atenção plena

1 – Criar a intenção de ter foco no agora, dispondo a mente a um único objetivo.

2 – Buscar um objeto, entre respiração ou parte do corpo, como foco. "O corpo e a respiração estão sempre no presente. A mente pode divagar, mas estes dois elementos sempre estão aqui", explica Fernanda.

3 – Perceba sua distração de forma consciente. "Divagar faz parte do processo. Sempre estamos pensando e divagando, já que o cérebro está sempre em funcionamento", afirma a palestrante.

4 – Ação com gentileza. "Percebeu que se distraiu? Com gentileza retorne sua atenção ao seu objeto. Tenha consciência de se recolocar no agora de forma natural e simples", conclui a instrutora.

Durante a palestra, Fernanda desenvolveu atividades teóricas e práticas, aliadas a exemplos reais.

Mais conhecimento

No período da tarde, a programação do evento também promoveu conversas voltadas a ideias e empreendedorismo. Os coaches Solange Fonseca e Felipe Mescolotto ministraram o workshop "Empreendendo Sonhos". Dividido em dois pilares, o encontro abordou os temas "Empreendedorismo com criatividade", que teve foco no desenvolvimento pessoal e profissional, e "Transformando sonhos em realidade", que proporcionou momentos de pensar o negócio e planeja-lo para o mercado.
 
Já a oficina "Mei (Microempreendedor Individual) na prática", com a consultora Deise Borges, apresentou o processo de organização para microempreendedores individuais, com o objetivo de instruir no recebimento de informações antes da formalização de negócios. O encontro também tratou sobre benefícios e obrigações do empreendedor.

Para promover o empreendedorismo

O Unesc Summit faz parte da Jornada Empreendedora, iniciativa desenvolvida em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Santa Catarina para estimular o empreendedorismo e a inovação.

Com a participação aberta a diversas áreas de conhecimento, o projeto alcança níveis nacionais de atuação, sendo proposto em instituições de ensino de todo o país. Durante a Jornada, a iniciativa oferece mais de 30 ações voltadas a propiciar um ecossistema empreendedor.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito