Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Santa Catarina, 75% dos soropositivos são homens

O preservativo é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir contra o HIV
Agência Rádio Criciúma, 01/02/2020 - 19:31

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nos últimos cinco anos, Santa Catarina registrou uma média anual de mais de 1800 novos casos de infecção por HIV. Os dados mais recentes, apontam que entre os meses de janeiro e outubro de 2018, foram notificados 1.703 novos casos de infecção por HIV em Santa Catarina. No mesmo período do ano passado, este número foi de 1.648. A faixa etária mais acometida é de jovens adultos, com idades entre 15 e 34 anos. Os homens é a maioria, representando 75% do total de casos.

De acordo com o médico infectologista da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Eduardo Campos Melo, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), de uma forma geral, trazem uma condição de prejuízo à saúde muito grande.

“Não só diretamente, com o surgimento de manifestações clínicas, como feridas, secreções, com muita dor, desconforto; pode provocar abortamentos, pode provocar má formação fetal, de uma série de complicações advindas dessas infecções, assim como a principal delas, em termos de impacto, que é o HIV. Então há uma situação grave, uma situação ainda bastante séria no Estado e no país; e isso faz com que precisemos tomar todos os cuidados com a nossa autopreservação”, comenta. 

O preservativo é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatite. O educador social Leonardo Moura da Silva, soropositivo, 25 anos, morador de Florianópolis, além da camisinha, ele recomenda para as pessoas outras formas de prevenção.

“É importante usar camisinha, mas não só a camisinha... encontrar outras formas de prevenção, como a testagem, a imunização para outras infecções, como a hepatite, o HPV. Então é um olhar mais amplo de cuidados", afirma.

Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas contaminadas, faça o teste anti-HIV. Além disso, a retirada gratuita de camisinhas nas unidades de saúde é um direito seu; por isso, não devem ser impostas quaisquer barreiras ou condições para que você as obtenha. Retire quantos preservativos masculinos ou femininos você julgar que necessite. Sem camisinha, você assume o risco. Use camisinha e se proteja dessas ISTs e de outras, como HIV e Hepatites. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito