Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Içara, é obrigatório o uso de máscaras nas ruas

Medida passa a vigorar na quarta-feira. Prefeito alerta para a falta de respiradores na cidade, caso a pandemia venha a se agravar
Por Denis Luciano Içara, SC, 13/04/2020 - 12:07 Atualizado em 13/04/2020 - 12:11
Prefeito Murialdo Gastaldon / Divulgação
Prefeito Murialdo Gastaldon / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pela projeção mais recente do IBGE, Içara conta atualmente com 56.421 habitantes. A cidade tem oito casos confirmados de Covid-19 e mantém 33 pacientes em monitoramento. São cinco casos suspeitos e 18 descartados. Mesmo com os números sob controle, o prefeito Murialdo Gastaldon está preocupado. "No Hospital São Donato temos 16 respiradores, se houver um número superior a esse de pacientes não tem respirador para todos. Por isso que a prevenção, evitar a contaminação é o caminho que se tem, até que se tenha mais respiradores e outros equipamentos que possam contribuir para a cura dessa pandemia", referiu nesta segunda-feira, 13, em entrevista à Rádio Som Maior.

Para reforçar a prevenção, o prefeito decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras pela população içarense nas ruas. "As pessoas precisam compreender que é só pela cooperação que vamos vencer essa situação. A população, da mesma maneira que vem cooperando em outras áreas, como no isolamento, no fornecimento de alimentos, também acredito que a partir de quarta-feira toda a população de Içara, ao pisar na rua, vai usar máscara", referiu. "Eu sei que já está se exigindo muito, tem muitas coisas que não estavam previstas e que criam transtorno, que são medidas antipáticas, mas esperar que a prefeitura faça 100 mil máscaras e saia distribuindo, não tem viabilidade. Para evitar qualquer colapso no sistema público de saúde é fundamental essa parceria", detalhou.

Multa de R$ 100

Quem não usar as máscaras é passível de punição. "Teremos uma multa de aproximadamente R$ 100, há uma previsão legal de pena também no Código Penal, mas não queremos chegar a tanto", observou o prefeito. "Temos dois modelos a seguir, o modelo do desastre, empurrar com a barriga, fazer de conta que não existe, que é coisa dos Estados Unidos, Espanha, Itália, que não vai chegar aqui, e sofrer as consequências para as quais não tem recuperação. O outro modelo é o da antipatia, é chamar a atenção, é dizer a verdade, é não dourar a pílula, o pior caminho é não falar a verdade para as pessoas. É uma pandemia, um assunto sério, uma coisa grave, precisamos obrigatoriamente usar máscara aqui em Içara ao sair de casa", comentou.

Gastaldon não vê dificuldades para que a população cumpra a determinação. "A máscara é um pedaço de pano, qualquer residência consegue fazer, tem toda a orientação na Secretaria de Estado da Saúde, qualquer cidadão consegue produzir. Não vamos esperar que os governos façam tudo. A população precisa fazer a sua parte", referiu. Nesse sentido, a prefeitura de Içara fez uma campanha em suas redes sociais para as pessoas indiquem costureiras que estejam confeccionando a máscara para os interessados em obter o item de proteção. 

"Tem que ser tratado com a seriedade que tem. Se exige do comerciante que trabalhe com meia capacidade de atendimento daquilo que lhe é permitido pelo alvará. Se mantém fechados os bares e diversas atividades, e as pessoas acharem que esse sacrifício é em vão, que podem agir como se tudo estivesse na normalidade, assim não vai funcionar", afirmou o prefeito.

Sobre denúncias referentes a eventos particulares que estão ocorrendo - correu as redes sociais inclusive a imagem de uma festa que poderia ser em Içara, com pessoas portando um cartaz de provocação em relação ao coronavírus - o prefeito foi contundente na sua opinião. "Independentemente de ser daqui ou não é um ato irresponsável, que beira a idiotice, imbecilidade, é até mau caráter quem debocha assim. Deviam ser presos, independentemente da cidade onde teria acontecido", concluiu.

Ouça a entrevista do prefeito Murialdo Gastaldon no podcast:

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito